Cuidados paliativos: a morte é uma dimensão do viver

Você já ouviu ou leu algo sobre “cuidados paliativos” e “hospice”? Matéria de um jornal de circulação interna da União Social Camiliana, uma rede com atuação na área de educação e saúde, chamou minha atenção para o tema, sobre o qual resolvi postar algo. A expressão cuidados paliativos por vezes é confundida com indução à morte e até eutanásia por suspensão de medicação. Mas refere-se, na verdade, a cuidados com pacientes com doenças em estágio terminal e sem possibilidade de cura. Na explicação de Leo Pessini, padre e professor da União Camiliana, os cuidados paliativos não abreviam a vida da pessoa, “apenas aceitam que a morte natural é uma dimensão do processo de viver. Também não é suspensão do tratamento, apenas daqueles considerados mais fúteis, que somente prolongariam o sofrimento da pessoa”.Em 1990 a Organização Mundial da Saúde definiu Cuidados Paliativos como sendo “o cuidado ativo total de pacientes cuja doença não responde mais ao tratamento curativo. Controle da dor e de outros sintomas e problemas de ordem psicológica, social e espiritual são prioritários. O objetivo dos Cuidados Paliativos é proporcionar a melhor qualidade de vida para os pacientes e seus familiares”.O termo “hospice” aparece associado ao conceito de “cuidado”, no sentido de filosofia do cuidar de pacientes portadores de doenças crônico degenerativas ou em situações de expectativa de vida diminuída.Encontrei um interessante artigo sobre esse tema, escrito por Leo Pessini, Doutor em Teologia Moral/Bioética e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética no site PRÁTICA HOSPITALAR . Leia o artigo AQUI.

Postado por Carmelita Rodrigues, 11.09.07

Anúncios

2 comentários sobre “Cuidados paliativos: a morte é uma dimensão do viver

  1. Muito interessante esse assunto. Depois que li no seu blog sobre isso, procurei mais informações na net e fiquei entusiasmada… uma pena que se fale tão pouco desse tema nos meios de comunicação.

  2. Legal você ter gostado! Fica aqui o convite para que você acrescente sua contribuição sempre que quiser, seja com textos, endereços eletrônicos de onde haja informações sobre o assunto ou de qualquer outra forma.
    Um abraço,
    Carmelita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s