Consultório


PSICOLOGIA CL͍ÍNICA SANTA CRUZ

Psicoterapia para

. Adolescentes

. Adultos

Terapia de base analítica ou Psicologia Profunda

(Psicologia Junguiana e Psicanálise) e Gestalt-terapia.

Local: EQ 705/905 Sul, Ed. Santa Cruz, Brasília-DF

Fone: (61) 9936-7283 (Vivo) ou 9972-6076 (Tim). 

E-mail: carmel.gr@gmail.com

42 comentários sobre “Consultório

  1. Pode ser, mas não necessariamente. Para saber, só fazendo psicoterapia
    profunda (psicanálise ou psicologia analítica). Procure um bom profissional
    na sua cidade. Boa sorte.

  2. Ol! Gostaria de iniciar terapia analtica,mas quero encontrar algum terapeuta prximo, pois moro no gde colorado, perto de sobradinho…vc poderia me indicar algum profissional na asa norte?
    Obrigada!

  3. Tarcila? Este é seu nome(vc nã assinou mensagem). Bom, minha cara, o tratamento para esse transtorno é psicoterapia. Algumas vezes associada a antidepressivos, dependendo do caso. Mas não poderei ajudar muito via e-mail. Se se trata de pessoa adulta, aconselhe-a a marcar hora em meu consultório. Trabalho com psicologia analítica, uma das abordagens eficientes para tratar essa queixa. Mas só funciona se a própria pessoa estiver disposta a fazer terapia, se resolver se engajar no processo terapêutico;se entender que os “furtos” são apenas sintomas de um desarranjo interior que lhe faz sofrer e estar em desajuste com seu meio. Mas entenda, o cleptomaníacaco pode ler uma biblioteca inteira sobre o tema, compreendê-lo do ponto de vista intelectual, cognitivo, mas isso não resolve porque a solução passa pela revivência emocional da causa subjacente (ab-reação), exige esvaziamento do complexo que está por trás dos sintomas (comportamento). Se for uma criança ou adolescente, vc mesma pode marcar. O fone é 9972-6076.

    Abraço, Carmelita

    • Oi, Cássia! Bom dia! Tenho uma colega de formação que se mudou para o Rio.Mas não estou conseguindo falar com ela: fone não atende e e-mail volta. Assim, acho que um bom caminho é sugerir que vc procure o Instituto Junguiano do Rio, em Copacabana. Lá, certamente eles têm profissionais para lhe indicar ou mesmo que atendam no próprio instituto. Abaixo os contatos de lá:

      *Instituto Junguiano do Rio de Janeiro* Av. N. Sra. de Copacabana, 1052, sala 1204 – Copacabana Rio de Janeiro/RJ CEP 22060-002

      Tel.: + 55 (21) 2247-2433, Secretária Cintia, 2ª a 5ª feira, das 13 às 18 horas e 6 feira das 8 às 18 horas. institutojunguiano@uol.com.br

      Espero ter lhe ajudado,

      boa sorte. Carmelita

  4. Querida Meire, vc postou essa msg em 2009, acredito que vc já tenha resolvido essa questão. mas caso não tenha resolvido ainda, te dou uma sugestão: faça uma tabela onde vc vai listar todas as suas qualidades e defeitos. Liste separado. E faça tb isso referente a esse rapaz. Claro que vc não vai lembrar de todas na mesma hora, mas coloque o máximo q puder e depois conforme for lembrando, vai acrescentando. Se possivel ande com o papel na bolsa, para a qq momento q lembrar, incluir. Depois vc compara e veja se vale a pena ficar com alguém com tais qualidades e defeitos, e se condiz com os seus sonhos e projetos de vida…

    Servirá para sua reflexão e tirará suas próprias conclusões.

    Um abraço.

  5. Olá, me chamo Ana Emília, sou mãe de uma criança com diagnóstico, ainda não fechado, de TDAH. Moro atualmente no RJ, mas de mudança marcada, p/ Jan/11, p/ o DF. Estou muito preocupada com o efeito que essa mudança fará no comportamento do meu filho, que tem apenas 5 anos. Gostaria de uma ajuda, se puder, com relação à escolas que estejam melhor orientadas a receber um aluno com o transtorno. Já que ele terá que enfrentar a fase de adaptação, num período importante da vida escolar, a alfabetização, que seja numa escola preparada p/ ajudá-lo.

    Grata desde já pela compreensão e atenção.

    • Ol, Ana. Fui informada de que aqui em Braslia – por incrvel que parea – as escolas pblicas do Plano Piloto so as mais aptas a ldiar com crinaas que alteres comportamentais. Mas se vc faz questo de que seja uma escola particular, me d mais tempo para levantar essa informao. Copnheo uma na Asa Norte, a So Camilo, mas vou verificar outras… volto a lhe escrever no futuro. E se eu me esquecer, pro favor fique vontade para me cobrar – isso me ajudar, diante de tantas coisas a lembrar e a cuidar. Abr

      Carmelita

      • Obrigada pelas informações, estão sendo de grande ajuda.
        Como, provavelmente, vou morar na Asa Sul, estou dando preferência por escolas nessa região.
        Realmente, nunca pensei em colocar meus filhos em escolas públicas. Primeiro por que sempre pensei que, como posso pagar, ia acabar tirando a vaga de quem não pode, segundo por que tenho um pouco de preconceito em achar que o ensino não é satisfatório.
        Mas, estou aberta p/ opiniões. Se você tiver indicações de escolas públicas ou privadas na região da Asa Sul, agradecerei muito.
        Abraços, Ana Emília.

      • Oi, Ana. Veja: fui informada de que o colgio Educandrio Jos de Alencar “Educar”, na Asa Norte, muito bom. L acolhem e trabalham bem com crianas com sintomas de TDAH. O preo, me disseram, muito bom e a metodologia tambm. Tambm tive boas referncias do INEI (Asa Norte tb). Outra indicao o Arvence, um dos melhores para atender crianas com TDAH, mas soube que no cobra barato pela mensalidade. Mesmo no sendo na Asa Sul, acho q vale a pena visitar todos eles, conversar com as orientadoras pedaggicas e decidir qual se enquadra melhor as suas necessidades. Talvez l eles lhes deem referncia de boas escolas na Asa Sul. Gostaria de que, no futuro, quando seu filho j estiver estudando aqui, vc me informe sobre os resultados. Assim terei mais referncias de boas escolas para crianas com e essa “diferena” psicolgica. Boa sorte. Abrao.

  6. ola,

    Tenho 30 anos e possuo comportamentos estranhos para um adulto.
    Tenho mania de arrancar cabelos qdo estou nervosa, mania de higienizar as mãos e agora estou com mania de mast….
    Ja faço uma terapia com uma psicologa na area da gestalt e faço acompanhamento com um psiquiatra na clinica olimpo asa norte.
    Preciso de ajuda a medicacao nao esta dando certo

    • Ol, Andrea. Como vc imagina que eu posso lhe ajudar? Voc quer marcar uma consulta comigo e tentar psicoterapia junguiana? Se morar em Braslia, ligue 9972-6076. As suas queixas so conhecidas da psicologia clnica e vc pode livrar-se desses transtornos de fundo psicolgico fazendo psicoterapia de base analtica, como a Psicologia Junguiana e a Psicanlise. A Gestalterapia tambm ajuda, mas receio que no seja a mais adequada para casos como esses. A mania de arrancar os cabelos (tricotilomania) e os sintomas de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) costumam ter origem em complexos psicolgicos muito intrincados e precisam ser “esvaziados” para que a sintomatologia desaparea. A medicao associada terapia essencial, mas s os remdios no so suficientes. Se depender apenas de psicofrmacos, vc pode ficar tomando medicamentos a vida toda e nunca se livrar definitivamente dos transtornos. Caso vc no more em Braslia, busque um profissional na sua cidade. Se preciso for, volte a escrever-me. Abrao, Carmelita

    • Oi, Scheila! Atendo na Asa Sul de Braslia, na 905 Sul, Edifcio Santa Cruz, sala 229. ( o prdio em frente Igreja Santa Cruz – formato meio que de pirmide, branco – e ao lado da CEB). Mas necessrio agendar atendimento no telefone 9972-6076. Tenho um horrio vago na quinta-feira, s 16 horas. Caso no lhe sirva, ligue e tentaremos consenso em torno de outro horrio. Atenciosamente, Carmelita Rodrigues

  7. Olá doutora, preciso de uma indicação urgente de um bom psicólogo em sp, há dois anos amo uma pessoa, que simplesmente nega minha existência e já não sei mais como lidar com isso pois sinto que não tenho mais controle sobre mim mesma, e parece que não consigo me fazer entender parece que as pessoas não entendem o que tenho sofrido, sei que estou em um começo de uma depressão e quero sair disso antes que piore. Por favor me ajude, é horrível amar tanto alguem que nos ama, que não foi capaz de me olhar nos olhos e dizer não,machuca muito a forma como fui tratada e me sinto mal comigo mesma pelas reações que tive…. Tão diferentes da minha personalidade, de quem eu era e agora me parece tão distante, como pode uma mulher deixar se abalar tanto por um homem,tenho vergonha de mim, e sei que preciso urgente mente de ajuda, espero que possa me indicar alguém que seja viável.

  8. Oi, Linda. Pelo menos vc já entendeu o fundamental: que há algo de muito errado com sua saúde psicoemocinal e está disposta a se cuidar. Parabéns pela percpção; ainda está em tempo, mas não adie mais essa busca por ajuda porque todo o seu modo de pensar, sentir e agir está tomado pro forças inconscientes disfuncionais. Sozinha vc não pode conseguir lugar com isso e a tendência é que o quadro piore se não regir a tempo. Veja: tenho alguns contatos de Campinas, mas se vc mora no centro fia longe. Sugiro que vc mesma faça uma busca na net com os seguintes termos de busca:

    “psicologia junguiana em ……….” no pontilhado vc escreve nome de sua cidade.
    Ou

    “psicoterapia junguiana em ….”

    Certo. Vc vai encontrar provavelmente um instituto ou consultório particulares. Ligue, marque consulta e se houver empatia entre vc e o (a)profissional é só ir adiante.Caso cobrem valor alto, peça indicação de outros profissionais junguianos.
    Boa sorte. Se tiver novas dúvidas, pode voltar a me escrever.
    Abraço

  9. Amigo, vc ja pensou em uma religiao ? (nao sei se ja a tem?!) O entendimento de si proprio junto a Deus eh o melhor remedio para todos os males. ciencia + Deus = cura

  10. Carmelita,

    Me identifiquei muito com o seu blog, principalmente no relado da sua paciente com SII, ate me emocionei, sinto que estou me privando de muitas coisas por causa dessa doença que ja sofro a 1 ano e meio… tenho 24 anos e o meu gastro disse que é besteira tratar com psicologo, que isso nao iria ajudar em nada… mas depois de tomar 4 medicamentos por dia e so continuar piorando, decidi procurar um psicologo especialista nessa sindrome, moro em sao paulo capital, e gostaria de saber se a sra conhece um bom profissional por aqui. Preciso voltar a ter uma vida normal… poder comer o que quero e nao ficar procurando um banheiro em todo lugar…

    Desculpe o desabafo! E aguardo seu retorno!

    Obrigada!

  11. Oi, Karina. Estou sem saber se vc fala de SP estado ou da capital. Então fica difícil indicar alguém sem saber onde vc mora exatamente. Mas sugiro que vc peça o telefone do consultório particular de Rosa Maria Farah, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no NPPI – Central de Atendimento: 4003-5544. Ela pode lhe dar o telefone de outro especialista, Oliver Zancul Prado. Caso esses atendam longe de sua residência, peça indicação de quem tem consultório mais perto de você.

    Minha segunda sugestão é para que vc troque de médico. Um gastroenterologista (ou de qq outra especialidade) que desconhece e/ou desvaloriza a relação entre emoções e sintomas físicos NÃO PODE LHE AJUDAR.
    Abraço,

  12. Dra. Carmen,
    Li o seu artigo sobre uma terapia realizada numa paciente sua com o sindrome do intestino irritavel. Tenho o mesmo problema e sinto que estou a piorar, os medicamentos não são suficientes e tenho a certeza que a minha ansiedade e o stress piora os sintomas.
    Foi com muita alegria que percebi que é possível curar este problema que é causado por factores psicológicos-ansiedade e que por sua vez nos causa mais ansiedade e até fobias. Gostaria muito de ser tratada por si, mas vivo em Portugal, no entanto, já estou à procura de uma colega sua por aqui…a minha esperança renasceu.
    Muito Obrigada
    Maria

  13. Rose, CID-10 é uma publicação da Organização Mundial de Saúde (OMS); é uma Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamentos. F29 é o código correspondente a PSICOSE NÃO-ORGÂNICA NÃO ESPECIFICADA . Ou seja, é uma patologia em que existem os sintomas de psicose mas não é identificada nenhuma alteração na anatomia, fisiologia ou bioquímica do cérebro. É preciso análise criteriosa para categorizar bem o quadro e medicar. Esse transtorno pode ser confundido com alguns tipos de manifestações mediúnicas.

    • Oi, florzinha! Obrigada, volte sempre… não é muito o tipo de leitura para sua idade, mas como é uma menina curiosa, pode continuar vasculhando rs rs Good luck in your life! Kisses

  14. Olá! Gostaria de saber o preço da consulta e o número mínimo necessário de consultas para se ter algum resultado. Tenho SII, vc teria algum psiquiatra para me indicar aqui em Brasília que lide com esse problema? Muito obrigada.

    • Oi, Selma. O preo da minha sesso de R$ 150,00. necessrio no mnimo um encontro por semana… quanto durao, no possvel lhe dizer, depende de cada caso; talvez aps as primeiras consultas eu possa fazer uma previso, mas sem conhecer o caso, impossvel. Caso vc deseje agendar uma hora, o telefone o 9972-6076 (operadora Tim).

      Recomendo o psiquiatra Gustavo S: 3425-2599 e 8247-4499. Atenciosamente, Carmelita.

  15. Ola Carmelita! estava lendo um artigo no seu blog sobre formação de compromisso, eu venho algum tempo lendo um livro chamado Noções Básicas de psicanálise de Charles Brenner e procurando entende-lo..
    tenho 19 anos e busquei a psicanalise para conseguir entender meus sintomas que apresento desde os 13 anos de idade. e nisso descobri que o problema central é relativo ao meu gênero sexual, eu sempre fui um garoto sensível, mas feminino de ser, mas a verdade é que eu nunca me aceitei como sou, reprimia minhas tendências naturais por que sentia vergonha do que as pessoas iriam dizer, sofri Bullying na escola, e por isso mesmo sempre fui um garoto calado, que não tinha amigos e não conversava com ninguém. além dos conflitos internos, como as questões de aceitação, ainda sofro as pressões externas, não tenho apoio da família, moro em uma cidade pacata no interior de goiás, o que torna mais difícil ainda a situação, da pra imagina na minha idade ainda não dei meu primeiro beijo, nem sei qual a sensação, nunca fui tocado, aliás eu ate evito por medo e por consideração as pessoas da minha família que não entendem e nem podem me ajudar. e não os posso culpar por isso, pois são de outra geração, com seus princípios e crenças. por volta dos 13 eu tinha crises muito fortes, chorava e gritava por horas, vivi sempre com auxilio de remédios, antidepressivos, ansiolíticos, e hoje me automedico por conta própria, já tive overdoses com mal uso de medicação, e tenho fortes tendências suicidas. o mundo me frustra, não me sinto seguro.
    As variações da sexualidade humana é um assunto muito polemico, complexo, diverge em explicações, gostaria de saber qual sua opinião sobre o assunto, como olhar para essa questão?

  16. Eu lamento, Natasha, mas não posso ajudá-la: vc precisa procurar um profissional na sua cidade. A proposta deste blog NÃO é dar orientações a distância; visa apenas disseminar informações da área de saúde.

  17. Dra. Por favor se eu morasse ai , eu marcaria um horário para minha filha.
    eu preciso da sua ajuda para Isabella!
    Ela tem 12 anos e fez tratamento de refluxo gástrico e outros para sindrome do colo irritado ,porem ficou depressao.
    não come quase nada, pensa que vai ter diarreia e vomito.
    como nós poderíamos ter uma orientação com você
    agradeço muito pela atenção

  18. Marilena, estou providenciando o credenciamento junto ao CFP para atendimentos online. Qdo a autorização estiver OK, aviso-lhe e assim poderemos avaliar a possibilidade de eu atender sua filha em sessões pela internet. O que acha?

  19. Boa tarde Dra. tenho depressão e TDAH. Infelizmente no momento, não estou conseguindo manter o tratamento com remédios e acompanhamento, está saindo muito caro. Tenho um neurologista na família, que vem me receitando os remédios que meus ex psiquiatras me recomendaram, porém meus remédios estão acabando e gostaria de saber se existe alguma solução mais barata, para eu conseguir minha receitas e não parar meu tratamento. Tentei marcar consulta no SUS e tive a absurda notícia de que deveria esperar 4 anos por uma consulta. Tenho visto preços que parecem tabelados aqui em BSB, por volta de 300,00. Somando o valor dos remédios, deveria pagar o equivalente à parcela de um carro todo mês, para continuar me tratando. Minha depressão é bem forte e atrapalha muito a minha vida. Os remédios me auxiliam bastante e não consigo encontrar uma solução. Ou gasto o que não posso, ou não me trato… meio revoltante. Se tiver alguma sugestão, agradeceria imensamente. Muito obrigado e ótimo dia.
    José Luiz

  20. Boa tarde Dra. gostaria de saber maiores detalhes sobre a Terapia Junguiana com hipnose. Faço terapia convencional há mais de 7 anos com a mesma psicóloga, mas ela recomendou que eu procurasse alguém que faça Terapia Junguiana com hipnose, pois a terapia não está dando certo para os problemas centrais – Revolta contra mãe (já falecida) e pavor da rejeição.

  21. Marcio, não conheço essa associação, de terapia junguiana com hipnose, nem profissionais que a pratiquem, embora considere possível, desde que o analista junguiano domine tb a técnica da hipnose e tenha julgado insuficiente todo o cabedal de técnicas da abordagem junguiana… tudo é possível. O que conheço, similar talvez à sua expectativa, é a terapia ericksoniana, que consiste em psicoterapia com uso de hipnose ericksoniana, isto é, desenvolvida por Milton Erickson. Aqui em Brasília conheço dois profissionais altamente recomendáveis, o Mauríco Neubern e o Olavo Rigon. Vc pode obter os contatos deles no Instituto Milton Erickson de Brasília. Há filiais desse instituto no Rio e em BH. Uma busca no Google e vc chega neles. Espero ter ajudado. Boa sorte.

  22. Ando muito angustiada, minha mãe de 85 anos toma rivotril, 4 gotas em dias alternados, mas parece que o efeito passou, ela perde o sono, se dorme acorda várias vezes na noite, e no dia seguinte fica triste, sonolenta, tenho buscado ajuda médica , já me aconselharam a diminuir e trocar por outro medicamento não tarja preta, um relaxante muscular, mas tenho medo de fazer isso e ela sentir reaçoes e não saber explicar o que sente, estou vivendo um tormento. tomo 2 comprimidos de 2 mg, todas as noites, mas minha preocupação é minha mãe e essas tais gotinhas.

    • Marlene, procure um bom psiquiatra e apresente seu anseio a ele. Há alternativas medicamentosas para melhorar o sono de sua mãe. E você, sim, muito mais que sua mãe, precisa encontrar outra saída e livrar-se do Rivotril. Como já expliquei no texto principal, ele é um medicamento útil mas para ser tomado no pico da crise e NÃO, JAMAIS, PARA USO CONTÍNUO. Atualmente já existem bons psiquiatras que entendem isso e o desejo das pessoas de se libertarem do jugo de remédios que causam dependência, entre outros estragos. Bons homeopatas são careiros, mas a homeopatia também é uma possibilidade para ambas, desde que com a devida orientação médica. Outro importante aliado na tentativa de livrar-se do Rivotril é a acupuntura – para relaxar e dar qualidade ao sono. Mas de novo: não basta ser acupunturista; é preciso ser um bom acupunturista – para não causar dor no manejo das agulhinhas. Desejo a vocês boa sorte. Abraço.

      • Obrigada Dra, aqui onde moro tudo é mais difícil por ser cidade pequena, mas sua resposta foi muito importante, obrigada por me responder.

  23. Prezada,
    Fui atendida pela Dra Patrícia Schimit pelo Sus, no lugar dela entrou outra, prossegui o tratamento, por motivos administrativos não consigo mais atendimento. Procuro a Dra Patrícia Shimidt, pois hoje posso custear o tratamento. Em um texto aqui, você fez menção ao nome dela, tens um email que seja para que fazer contato com ela. Quando ela saiu do Posto de saúde ia para um Caps infantil. Não tenho mais informação e consegui muitos progressos durante o atendimento com ela. Agradeço muito se vc puder me ajudar. Abraço. Glauce

    • Glauce, não me lembro de qual texto mencionei essa pessoa… tenho publicado neste blog mais 400 post. Alguns de muitos anos atrás. Se vc me dizer qual deles , talvez eu consiga saber a qual profissional você se refere.

  24. Bom dia, Dra, tenho muitos problemas na área psíquica, minha mudança de humor é muito rápida, sinto um grande vazio, como neste ‘exato’ momento, me sinto culpada por minha mãe ter caido e fraturado o umero, pois estava sob meus cuidados. Sou portadora de TOC, depressão, as vezes tenho muita vontade de morrer, tinha muita vontade de passar por um psicanalista, fazer hipnose, regressão, trabalhar meu passado, estou fazendo terapia, mas queria faze algo profundo, uma sonoterapia para descansar , pois ando muito cansada mentalmente e fisicamente. Que a Senhora poderia me dizer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s