Sonhar com doenças e ferimentos

Os sonhos revelam que as doenças têm um propósito… 

Nós junguianos acreditamos que os sonhos, excetuando-se os premonitórios e os residuais do cotidiano, são importantes comunicados do Inconsciente à mentte racional. Parecem estapafúrdios na maioria das vezes pelo fato de a linguagem do Inconsciente ser SIMBÓLICA, exigindo interpretação da simbologia dos elementos do sonho. Os elementos podem ter representação universal ou pessoal, dependendo de cada caso. De modo particular, eu entendo todos os sintomas e todas as doenças como manifestações da alma, como alertas para algo que reivindica atenção – para ser modificado, integrado ou atendido. As doenças nunca são mero castigo de Deus ou do Universo ou azar e nem mesmo mera causalidade. Sempre têm uma relação com o propósito de vida do indivíduo, com a jornada evolutiva do Espírito Eterno, que habita em todos nós.

A seguir, uma boa demonstração de como entender a representação universal dos sonhos.

Wilda Tanner contou, no livro O Mundo Místico Mágico e Maravilhoso dos Sonhos, que o médico russo e chefe da equipe de pesquisa do Instituto de Cirurgia Neurológica de Leningrado, Vasili Kasatkin, chegou à seguinte conclusão sobre os sonhos, após estudar extensivamente sonhos de alguns pacientes. E transcreve fala dele: “Fica muito claro que os sonhos são sentinelas que cuidam de nossa saúde enquanto dormimos… tumores do cérebro, doença mental, doenças do coração, do pulmão e do estômago são comumente representadas nos sonhos de duas semanas a um ano antes de a pessoa saber que está doente!” Ele recomenda, segundo o relato de Tanner: “consulte um médico e conte a ele todos os detalhes de qualquer sonho que fique se repetindo; sonhos que se repetem são os primeiros sinais de doenças sérias. Mesmo que o médico não seja treinado para interpretar sonhos, um sonho recorrente irá chamar a atenção dele para determinada área do corpo, que deve ser mais bem pesquisada.”

Um sonho isolado sobre problema orgânico ou físico pode dizer respeito a um problema passageiro; atenção especial deve ser dada a um sonho recorrente, ou seja, aquele que se repete – integralmente ou no componente principal. Esse deve ser considerado um aviso importante acerca de alguma doença física ou  mental. O Dr. Kasatkin ensina que sonhar com ferimentos em determinada área do corpo pode indicar uma doença naquela parte. Por exemplo: um ferimento na área do peito pode ser uma indicação de problema no coração, pulmão ou na área do peito em geral.

A seguir um trecho ipsi literis do citado livro de Tanner:

“Investigando esse tema, descobrimos que Norman Cousins, no livro Anatomy of an Ilness, diz `tudo o que você sente e aquilo em que você acredita afetam a sua saúde´. Ele relata que, em certa ocasião, foi anunciado ao público de um estádio lotado que várias pessoas haviam sido vítimas de intoxicação alimentar; a isso se seguiram episódios de vômitos e desmaio em massa; quando a notícia foi desmentida, os sintomas desapareceram imediatamente! Esse é um exemplo excelente de histeria de massa ou consciência da espécie. As emoções provocam reações físicas”. As emoções negativas contidas por muito tempo nos fazem ficar doentes. Por outro lado, pensamentos e sentimentos positivos podem ser altamente terapêuticos. Perdão, amor, boa vontade, gentileza, esperança, alegria e, acima de tudo O RISO são remédios maravilhosos. Em algumas pesquisas sobre sonhos, fornalhas quebradas simbolizam doenças do estômago; defeitos na fiação elétrica representam distúrbios nervosos; casas representam a estrutura óssea, enquanto partes de um automóvel representam partes do corpo, como por exemplo, os faróis representam os olhos. O segredo é observar os sonhos recorrentes  e os símbolos repetidos. Carl Jung, falando sobre os sonhos e diagnósticos disse: `é como se fosse o trabalho de um poeta, e não de um médico racional, que falasse de infecções, febres, de toxinas, etc.` (Jung, 1961).”

Fonte: O Mundo Místico Mágico e Maravilhoso dos Sonhos. Tanner, W. Editora Pensamento, SP, 1997.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s