Crianças de pais divorciados consomem mais açúcar

As crianças cujos pais se separam são mais propensas a consumir bebidas doces do que crianças de pais morando juntos. Isso as coloca  em maior risco de obesidade na vida adulta. É o que revela estudo da San Francisco State University.

Para minimizar o impacto da separação e proteger as crianças, os pais devem preservar algumas rotinas da família, inclusive para evitar o desenvolvimento de hábitos alimentares pouco saudáveis. Outro cuidado que os pais deveriam adotar para garantir a saúde dos filhos no período de transição é arranjarem tempo para falar todos os dias com os filhos e/ou sentarem-se para comer juntos com eles.

“Quando as famílias se separam, uma das coisas que mais impactam as crianças é a quebra nas rotinas do dia-a-dia”, informou Jeff Cookston, professor de Psicologia da universidade de São Francisco e principal pesquisador do estudo. “As crianças estão à procura de consistência em seu ambiente doméstico e rotinas familiares que fornecem segurança e continuidade,” diz Jeff.

Cookston e seus colegas entrevistaram pais e filhos de famílias com pais casados e divorciados e pediu-lhes para manter diários de cinco dias de seus hábitos alimentares. Quando eles analisaram os dados,  descobriram que as crianças cujos pais estavam separados ou divorciados recentemente eram muito mais propensas a beber bebidas adoçadas com açúcar do que as de pais com o casamento mantido.

Uma das explicações pode ser o fácil acesso aos alimentos doces. Além disso, o divórcio pode provoca estresse sobre os familiares, incluindo as crianças, e beber bebidas açucaradas pode ser uma “solução rápida” para lidar com o estresse.

“Eles são muito agradáveis e acessíveis. O cérebro recebe uma bebida refrescante ou energética como uma grande dose de diversão.Também não envolve muito pensar, exceto para a decisão de comprá-los ou trazê-los para dentro de casa”, disse ele.

MATÉRIA COMPLETA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s