Jurubeba para reduzir colesterol ruim

Ao que tudo indica, o consumo sistemático de jurubeba pode reduzir o colesterol ruim. A seguir, o relato de uma experiência que indica isso:  Uma pessoa da família estava com nível elevado de colesterol, comprovado em exame de sangue. O médico prescreveu  um remédio, mas em vez disso ela passou a comer, misturado à comida, nas duas principais refeições diárias, de 8 a 10 frutinhos, preparados em forma de conserva. Voltou ao médico um mês depois com novo exame de sangue e constataram que o colesterol ruim havida baixado para  níveis normais. Surpreendido, o médico perguntou o que ela havia feito. “Passei a comer jurubebas todos os dias, junto com a comida.”, for a resposta dela. Não se sabe se ele acreditou, mas certamente foi a jurubeba, já que milagres até  podem ocorrer, mas não em situações como essa. E esses  frutinhos são benéficos também em casos de má digestão e problemas de fígado. Mas atenção: não se está afirmando que há comprovação científica desses benefícios. Além disso, opositores do consumo de plantas medicinais alegam haver risco de toxicidade em muitas plantas, inclusive na jurubeba. Quem desejar informações coletadas a partir de metodologia científica, deverá  fazer pesquisa mais profunda sobre o assunto na literatura científica. Uma cartilha do Ministério da Saúde informa que a jurubeba é fonte de vitamina A.

Como preparar:  Separe os frutinhos do caule e  retire o sépalo (aquelas folhinhas verdes que ficam grudadas ao fruto); lave bem,  em água abundante. Cozinhe as jurubebas: leve-as ao fogo em água fria e após ferver por uns 5 minutos apague o fogo. Troque a água  e ferva por mais alguns minutos, acrescentando uma pitada de sal. Repita a troca de água por, pelo menos três vezes, para  eliminar gosto amargo e substâncias potencialmente tóxicas. Quanto mais você repetir a troca da água após fervura, mais elimina o gosto amargo (o cozimento também dá maciez aos frutinhos). Deixe esfriar; misture com um pouco da última água do pré-cozimento e azeite; coloque em vidro limpo e esterilizado (esterilize com água fervente). Depois, guarde na geladeira e vá consumindo aos poucos. Particularmente, acho que dá mais sabor à refeição. Há pessoas que acrescentam pimentas e outros condimentos. Eu prefiro a forma simples.

Postado por Carmelita Rodrigues

Imagem

 

Anúncios

Um comentário sobre “Jurubeba para reduzir colesterol ruim

  1. EU FERVO UMA VEZ E DEPOIS COOU E COLOCO NO PANO DE PRATO PARA SECAR NO OUTRO DIA COLOCO NO VIDRO COM VINAGRE DE MAÇA E DEIXO CONSERVAR POR TRES DIAS E ESTA PRONTO PARA CONSUMO NO ALMOÇO E JANTAR COLOQUE QUANTAS QUIZES.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s