Sobre a solidão humana

“O talento criativo superior não é amplamente concedido. Aqueles que o possuem são frequentemente admirados e invejados por causa dos seus dons. Eles também costumam ser considerados peculiares; seres humanos esquisitos que não compartilham as dores e os prazeres das pessoas comuns. Será que essa diferença com relação à média  implica anormalidade no sentido da psicopatologia? Mais especificamente, será a predileção da pessoa criativa pela solidão indício de inabilidade em formar relacionamentos íntimos? (… ) A crença de que os gênios são necessariamente instáveis tem sido amplamente sustentada, especialmente desde a época de Freud. Ela não pode de modo algum representar toda a verdade. Nem todas as pessoas criativas são visivelmente perturbadas, nem todos os indivíduis solitários são infelizes.”         O trecho acima é do livro SOLIDÃO, de Anthony Storr, ed. Paulus, 1986; p. 10. É um estudo, de variados ângulos, concepções e enfoques acerca da solidão humana. 


 

Anúncios

2 comentários sobre “Sobre a solidão humana

  1. Parabe’ns pelo blog;muitos artigos ficam nos arquivos,entao sugiro que,se possivel, tivesse um jeito de pesquisar assuntos atraves de palavras chave,pois algumas coisas encontrei por acaso no google;exemplo, gostaria de saber se ha’ mate’ria sobre hiperatividade;digitaria a mesma num campo de busca e pronto,a pesquisa respondera’ indicando em quais arquivos. Tem muitos artigos otimos `escondidos` no arquivos. obrigado, glauco[desculpe n ter nada a ver c a materia acima, por sinal boa!

    • Esse mecanismo existe, Glauco. É o “Pesquisar”; você digita a palavra-chave ou o título completo do post e será exibido o post relacionado. No caso de TDAH ou hiperatividade, existe até uma “Categoria”, onde estão reunidos vários textos que postei sobre esse tema. Eu acabo de testar e está funcionando. Fiz isso de um notebook; não sei se funciona nos aplicativos para smatphone. Agradeço sua participação. Volte sempre. Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s