Educação desde o berço: necessidade real

A psicóloga e mestre em Psicologia do Desenvolvimento Candice Marques de Lima alerta para que os pais comecem a impor regras às crianças desde antes da idade escolar, mesmo no caso das crianças menores, que serão deixadas em berçários. Confira na entrevista.

 

Revista Escolha!Como os pais devem preparar seus filhos para a mudança de rotina quando começam a frequentar a escola?

 

Candice Marques de Lima – A educação de horários e normas deve acontecer primei­ro em casa. Criança precisa ter horário para dormir, acordar, comer; precisa saber respei­tar as pessoas. São situações que podem pa­recer óbvias, mas que algumas famílias infe­lizmente delegam à escola. Se a criança não aprendeu esses valores em casa, isso pode gerar situações de dificuldade de adaptação na escola. Geralmente, as escolas oferecem um período de adaptação que possibilita que os responsáveis pela criança possam ficar (na instituição) na primeira semana, durante al­guns horários de atividade. Isso é importante para uma transição de casa para a escola, assim a criança não se sente desamparada.

 

Revista Escolha!No caso dos pais que precisam colocar seus filhos bem menores em berçários ou creches, como isso deve ser feito?

Candice – Esse período de adaptação, do qual falei anteriormente, é fundamental em berçários e creches.

 

Revista Escolha! – Depois que já está na escola, como acompanhar essa criança em relação à adaptação, ao desenvolvimento e ao trabalho educacional? Que sinais os pais devem identificar nos filhos que podem denunciar contra ou a favor da instituição?

Candice – As escolas geralmente têm reuniões com os responsáveis pela criança e é importante que estes se organizem para comparecer nessas situações. Conversar com a criança e observar o que ela tem aprendido são também indicadores importantes para avaliar o trabalho da escola. Além disso, ela fala ou se expressa, de alguma maneira, se está gostando ou não da escola. Por isso, os pais devem estar atentos ao comportamento da criança para saber de sua satisfação em relação à instituição.

 

Fonte: Revista Escolha!

http://linhaeditorial.com/nossas-revistas/

www.facebook.com/LinhaEditorial

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s