Elite brasileira tem pavor de pobre que pensa

“Não existe pobre; existe o oprimido, o empobrecido. E o pobre que não conhece a razão de sua pobreza, continua pobre. Mas quando ele sabe que sua pobreza é fruto de um processo de espoliação, de baixos salários, de marginalização, de nunca se ter feito uma reforma agrária, da exploração de sua força de trabalho, quando ele desperta pra isso ele se transforma em  um  crítico da sociedade. AS NOSSAS ELITES NÃO TÊM MEDO DE UM POBRE IGNORANTE;  ELAS TÊM PAVOR DE UM POBRE QUE PENSA, de um pobre que sabe sobre as raízes, as causas de sua pobreza.”

Leonardo Boff (ontem, dia 18.04.2012, em palestra na 1ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA, aqui em Brasília.

Anúncios

3 comentários sobre “Elite brasileira tem pavor de pobre que pensa

  1. Esta é a mais pura realidade. É com base em continuar tudo do jeito que está, população ignorante, familias, jovens, que a mídia televisiva trabalha arduamente e recebe muito para isso. Gente que fica o tempo inteiro assistindo televisão emburrece. A conquista por meio da educação seria uns dos meios para alertar os jovens, mas esta vem sendo manipulada há séculos. A nova armadilha é a internet. Poucos a utilizam para conhecimento, sabedoria, crescimento pessoal.

  2. Por outro lado e longe de defender injusticas,o querer mais ja e’ natural em todas as classes; o problema maior e’ que muitos generalizaram a ideia achando merecer sempre mais,pra depois concluir que seus limites o impedem de uma vida melhor e no nosso caso enquanto a EDUCACAO continuar amargando os ultimos lugares, muita gente vai continuar patinando e ate’ achando que era feliz e nao sabia ate’ colocarem minhocas em suas cabecas…; `solidario e’ o que faz e nao o que prega o que tem que ser feito`; basta uma consulta no google e veremos que os milionarios capitalistas sao MUITO mais solidarios que os BILIONARIOS socialistas.Os americanos sao os mais filantropicos do mundo; o brasil ocupa 91*no ranking mundial;paises socialistas/comunistas nem aparecem na lista! E’ como alguns de nossos artistas que pregam a bandeira vermelha mas o cache e’ de `ouro`!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s