Autismo e intervenções com método ABA

Crianças autistas são beneficiadas com intervenções terapêuticas resultantes de anos de pesquisas. Entre as opções, a mais referendada no momento é o método ABA (Applied Behavioral Analysis ou Análise Comportamental Aplicada), um tratamento comportamental que  consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento se torne independente. Atualmente é  considerado  o mais eficaz.

Entre as habilidades ensinadas estão: comportamentos sociais,  como contato visual e comunicação funcional; comportamentos acadêmicos tais como pré-requisitos para leitura, escrita e matemática; além de atividades da vida diária como higiene pessoal. “A redução de comportamentos tais como agressões, estereotipias, autolesões, agressões verbais, e fugas também fazem parte do tratamento comportamental, já que tais comportamentos interferem no desenvolvimento e integração do indivíduo diagnosticado com autismo.” LEIA MAIS.

Há uma série de oito vídeos sobre o tema, gravados pela mãe de uma criança autista. Informativo, esclarecedor, útil. HUGO NELSON ‘ VOYAGE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s