Cuidados para passar em concurso público

“EQUILÍBRIO FÍSICO E MENTAL CONTRIBUI PARA O SUCESSO DO CONCURSANDO

Estudar para concursos exige muito dos candidatos. A época da preparação necessita de horas de estudo, mas é preciso ter também preparo físico e mental para alcançar o desejado cargo público. Para isso, estar com a saúde em dia contribui em muito para a qualidade dos estudos e da preparação.

De acordo com a psicóloga do Gran Curso, Juliana Gebrim, os cuidados com a saúde física, como o sono reparador, a alimentação adequada, postura correta e condicionamento físico devem ser  os primeiros a serem observados.

_ Quem estuda necessita ter  preparo físico, pois estudar  é extremamente desgastante. A coluna vertebral é pouco cuidada, e devemos prestar atenção no zelo dela, pois a postura física ruim pode levar a uma série de problemas. Muitas pessoas também engordam muito quando estudam. Depois gastam o salário com  saúde mal cuidada, resquícios dessa época.

Além de preparar o corpo, o concursando também precisa  estar com a mente  pronta para encarar o ritmo de estudos. Portanto, o equilíbrio psicológico é fundamental. A psicóloga explica que o estresse é necessário para termos motivação para realizar algo, mas em certo nível ele paralisa, prepara o corpo para a fuga ou para a luta.

_ Jogamos substâncias o tempo todo nele ao lidarmos com o estresse. Cada um tem uma parte do corpo fraca; podemos ter sequelas no estômago, dores na cabeça, dores musculares, etc. É questão de tempo estourar em algum local.

Para evitar o desgaste físico e mental que atrapalha a preparação, Gebrim aconselha a ter a organização como principal guia na hora dos estudos e em outros aspectos da vida.

_ A organização  nessa hora é um conceito bastante amplo. Organização psicológica, como ter equilíbrio e autoconhecimento; organização familiar: não se deixar abater  por pessoas próximas e saber dizer não; organização social: ter relações construtivas; organização biológica: cuidar da saúde; organização subjetiva: ter cuidado com os pensamentos e aspectos inconscientes.

Recursos para lidar com o estresse na rotina de estudos podem contribuir para a qualidade da preparação. Exercícios de alongamento ajudam a diminuir o estresse em dez minutos. No entanto,  momentos de distração , como acessar o Facebook e olhar o celular com frequência, devem ser usados cuidadosamente.

_Isso é perda de tempo e quando as pessoas se dão conta já se passaram horas de estudo desperdiçadas. A organização aqui é necessária. Estude duas horas e descanse dez minutos.  Isso pode aliviar muito a carga afetiva envolvida nos estudos.

A ansiedade é outro fator que deve ser controlado na fase preparatória e na véspera da prova. Gebrim recomenda, também, manter discrição e falar para o mínimo de pessoas que se estuda para concursos  para evitar cobranças.

_ Isso causa um estresse tremendo e ansiedade em relação ao futuro, além de causar medo de não passar.

Ter  foco em um concurso ou área específica e estudar com esse objetivo é uma forma de estar mais bem preparado para quando sair o edital.

(…)

A psicóloga do Gran Cursos recomenda conhecer o local da prova com antecedência e e não estudar nas 40 horas que a antecedem.

_ A cabeça deve estar descansada.”

FONTE:  Revista CONCURSO EM FOCO, do Gran Curso, ano V, edição nº 22/fevereiro de 2012.

 

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO EM

https://psicopauta.wordpress.com/2010/02/08/para-passar-em-concurso-publico/

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