Um pouco de Psicologia Transpessoal*

“Ignorar uma situação não significa eliminá-la ou superá-la. Tal postura permite que os seus fatores constitutivos  cresçam e se desenvolvam, até o momento em que se tornam insustentáveis, chamando a atenção para serem enfrentados.

O mesmo ocorre com os conflitos psicológicos. Estão presentes no homem que, invariavelmente, não lhes dá valor, evitando deter-se neles, analisar a própria fragilidade, de modo a encontrar os recursos que lhe facultem diluí-los.

Enraizados profundamente, apresenta-se na consciência sob disfarces diferentes, desde os simples complexos de inferioridade, os narcisismos, a agressividade, a culpa e a timidez, até os estados graves de alienação mental.

(…)

O ser consciente deve trabalhar-se sempre, partindo do ponto inicial da sua realidade psicológica, aceitando-se como é e aprimorando-se sem cessar.

Somente consegue essa lucidez aquele que se autoanalise, disposto a encontrar-se sem máscaras, sem deterioração. Para isso, não se julga, nem se justifica, não se acusa nem se culpa. Apenas descobre-se.”

Trechos do livro O SER CONSCIENTE, de Divaldo Franco e Joanna de Ângelis. Página10. Alvorada Editora, 1997 – 6ª edição.

psicologia transpessoal é uma abordagem da Psicologia considerada por Abraham Maslow (1908-1970) como a “quarta força”, sendo a primeira força a Psicanálise, seguida do Comportamentalismo, e do Humanismo. É uma forma de sincretismo teórico, que abarca conteúdos de muitas escolas psicológicas, como as teorias de Carl Gustav Jung, Maslow, Viktor Frankl , Fritjof Capra, Ken Wiber e Stanislav Grof. Surgiu em 1976, junto aos movimentos New Age, nos EUA, pelo pensamento de Maslow, que dizia que o ser humano necessitava transcender sua psique, conectando-se a outras realidades, procurando pela Verdade, de forma a entender sua existência e ajudar a si próprio. Fonte: Wikipedia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s