Ter filhos não é pra todo mundo

Os pais e mães incompetentes que me perdoem, mas isso é uma grande verdade. Vejam:

“A infância determina a vida de todos nós. Ela é fundamental para a existência humana. Na esfera psíquica, os primeiros dois anos significam a base da construção de uma personalidade saudável. A violência, a agressividade, a falta de ética, a amoralidade dos tempos modernos não são apenas fruto de dificuldades econômicas e sociais, mas da falta de amor, educação, limites.”

“Não é dando dois beijinhos pela manhã antes de ir para a creche, ou colocando a criança para dormir à noite, que será possível transmitir segurança, afeto e tranquilidade. Escuto muito a seguinte frase: “Doutor, o que interessa é a qualidade do tempo junto e não a quantidade”. Duvido. Diga ao seu chefe que você vai trabalhar apenas meia hora por dia, mas com muita qualidade. Certamente ele não vai gostar. Seu filho também não. ”

Vale muito a pena ler a análise de José Martins Filho, médico pediatra, autor do livro A Criança Terceirizada. LEIA MAIS

Escrevi anteriormente algo nessa mesma linha de pensamento no post A IRREVERSIBILIDADE DA MATERNIDADE.

Um comentário sobre “Ter filhos não é pra todo mundo

  1. Boa noite Dr.
    Tenho quarenta e um anos, sou mãe em tempo integral de um lindo menino de 8 anos e me esforço para ser o oposto do que conheci como mãe. Mas, muitas vezes me sinto como se não conseguisse “crescer”. Confusa sobre quem me ama, porque me ama e o que é amar. Às vezes, tudo fica bem, mas há momentos, como os que estou vivendo atualmente, nos quais devo cuidar de quem nunca tive um carinho, abraço ou uma faísca de afetividade… somente frieza e indiferença, aí tenho que buscar em Deus equilíbrio, ponderar e discernir o que está a minha volta para conseguir manter os pés no chão. Odeio mães que não amam… Elas enchem o mundo de superfluidade e infelicidade. Faço para meu filho a comida que ele gosta, visto-o com roupas legais, ajudo-o nas suas tarefas, almoçamos conversando, rimos, abraçamos e beijamos… E tudo o que é oposto a isso também… Eu o amo e não entendo (nem quero) como alguem pode nao amar. Somos felizes, mas… eu nunca tive mãe.

Deixe um comentário

