Quando o animus se impõe a mulher sofre

Veja a descrição de uma mulher dominada pelo animus, a contraparte masculina que há em todas as pessoas do sexo feminino. É o lado interno , oculto da personalidade da mulher. O animus é um parceiro, mas não pode “dominar”. Deve estar  reconhecido e “integrado” de modo a não apossar-se do ego da mulher. O mesmo vale para os homens em relação à anima, obviamente com manifestações emocionais e comportamentais diversas das inspiradas pelo animus.

Uma mulher dominada pelo animus mostra-se pouco doce, sem a suavidade feminina. Outros aspectos observados:

. Os pensamentos e as opiniões apresentam elevada carga emocional que a controlam, mas atenção: COM ACENTO INTELECTUAL.

. Ideias e opiniões são transmitidas na maioria dos casos com energia emocional de um indivíduo arrogante e prepotente, o que perturba a adaptação ao mundo, os relacionamentos e as pessoas do convívio social e pessoal se sentem obrigadas a construir  “escudos” protetores para entrar em contato com uma mulher dominada pelo animus. Ou seja, as pessoas mantêm-se em postura defensiva e desconfortável na presença dessa  mulher e de qualquer mulher com problema com o animus.

. Por mais que essa mulher queira ser receptiva e doce não consegue porque o ego está sujeito a invasões demolidoras que a impedem de ser amável e gentil. Obviamente que essa “invasão” é inconsciente.

. Em vez de ser receptiva e íntima, ela sempre se mostra propensa a permanentes atritos, sendo dominada por impulsos inconscientes de PODER e CONTROLE, algo típico dos homens e menos comum nas mulheres.

. O animus é uma personalidade não-congruente co o ego;  é “outra” personalidade.

. Mulheres sob o domínio do animus tendem a atacar, ainda que seja apenas pela crítica mordaz da qual quase sempre nem se dá conta.

. Humores e caprichos penetram no inconsciente e  a pessoa é “arrastada” por eles de roldão; o controle dos impulsos é mínimo. Não há o menor domínio também sobre pensamentos e afetos.

Se você se reconheceu nessa descrição, está com problemas na relação com seu animus, o que provavelmente tem-lhe causado sérias dificuldades de interrelacionamentos, na vida pessoal e no trabalho. Será necessário um trabalho de reconhecimento do seu animus de forma a integrá-lo, a tê-lo como aliado. Análise de sonhos são muito eficazes nesse intuito. É difícil descrever isso sem exemplos comprometedores, então nem tentarei.

Referência bibliográfica: JUNG, O MAPA DA ALMA (Murray Stein).

Escrevi mais sobre animus e anima no post NOSSAS DIFICULDADES PARA VIVER O AMOR ROMÂNTICO.

Anúncios

Um comentário sobre “Quando o animus se impõe a mulher sofre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s