SII, TDAH: a ansiedade adoece as pessoas

Estou ficando intrigada e preocupada: já faz alguns meses que a Síndrome do Cólon Irritável (também conhecida por SII, Síndrome do Intestino Irritável) é o assunto que mais atrai leitores para meu blog. E tenho recebido ligações de um número razoável de pessoas desejando fazer terapia com essa queixa. O post de título Síndrome do Cólon Irritável tem cura já é o mais lido. Antes, o campeão de acessos era um que fala de infidelidade masculina, Por que os homens traem? seguido de perto por outro: TDAH: transtorno dos Hiperativos.

Fico me perguntando se estará havendo um excesso de diagnóstico dessa síndrome, se mais médicos passaram a conhecer o transtorno e estão identificando mais rapidamente a causa do sofrimento das pessoas ou se, efetivamente, mais pessoas estão adoecendo desse transtorno, cuja origem é quase sempre de fundo emocional, isto é, os sintomas aparecem como um alerta do organismo de que há “coisas” fora do lugar, internamente, ou que há conteúdos exigindo cuidados e, ainda, que complexos começam a se constelar. Os remédios são bons aliados, mas quase nunca dão conta do problema sozinhos.

SII e TDAH têm um componente em comum: a ansiedade. Assim como a Síndrome do Pânico, outra queixa relativamente freqüente entre as pessoas. Ao que parece estamos vivendo em contextos altamente geradores de ansiedade. A isso se somam os “desvios” no desenvolvimento das crianças, causas de futuras dificuldades psicoemocionais e até de doenças, também resultante do modo de vida atual. As exigências sociais estão focadas em aspectos que não se coadunam com as reais necessidades do ser humano, do si mesmo das pessoas. Apelo excessivo ao consumo (e cobrança pro ter sempre mais dinheiro para comprar, comprar); superficialidade nas relações humanas (sem vínculos que produzam sensação de confiança e apoio); afastamento da religiosidade (que por envolver forças arquetípicas reduz ansiedades); laços familiares inconsistentes; pressão por resultados e sinais de “sucesso” material; solidão; individualidade e competitividade (em detrimento da cooperação) são algumas das mazelas que estão por trás da ansiedade das pessoas. A violência cresce (em proporção direta com o esquecimento de Os Dez Mandamentos – fórmulas infalíveis e imprescindíveis para as interrelações humanas) e produz medo nas pessoas. À medida que os abusos aos direitos alheios aumenta (com muita impunidade), também cresce o clima de insegurança e  os indivíduos adoecem do espírito, das emoções e do corpo. As pessoas precisam descobrir caminhos de vida mais saudáveis, repensar influências da mídia e do comércio, conhecer a si mesmas, realizar “movimentos” mais freqüentes de autoconhecimento e defesa dos interesses reais de cada um, conforme os verdadeiros propósitos de vida, buscar pelo numinoso, isto é, recuperar a aliança com Deus, para evitar as doenças. Porque as indústrias, as empresas de marketting, os veículos de entretenimento e veiculação de propagandas, os políticos desonestos e gestores públicos corruptos NÃO ESTÃO PREOCUPADOS com a saúde das pessoas, mas tão somente em LUCRAR.

Anúncios

6 comentários sobre “SII, TDAH: a ansiedade adoece as pessoas

  1. não sei quais são as causas de tantos diagnósticos de SII, apenas tenho pensado que a maioria de nós tem um nível de ansiedade grande por tantas dificuldades do cotidiano, ou qualquer outra coisa… percebo que as síndromes (ou outra nomenclatura) estão tão presentes na vida moderna que o indivíduo apenas tem que saber dentre tantas, qual é a sua…… e aí sabemos que temos que mudar posturas viciadas, fazer psicoterapias, tentar não estar em determinados ambientes………. sem querer parecer a personificação do sofredor………………….. sem mais…

  2. Estou adorando esse blog! As informações são claras e nos incentivam a repensar sobre a vida e acreditar que podemos nos libertar dessas síndromes, como a sii, no meu caso.

  3. Dra fiquei muito interessada em saber sobre o tratamento de sindróme do colón irritável, moro em curitiba
    e preciso saber sobre profissionais que atuam nessa área.
    Não aguento mais, estou ficando doída com esses sintomas…
    Achei muito interessante seu blog e desde já agradeço.
    Francieli

  4. Gostei muito das informações relativas à SII. Os sintomas estão me prejudicando muito. Gostaria de informações de profissionais de Porto Alegre que atuam nessa área.
    Muito obrigada

    • Faça uma busca pelo Google mesmo, Érica, com palavras-chaves do tipo: psicologia junguiana em Porto Alegre ou analista junguiano em Porto Alegre. Boa sorte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s