Todos os caminhos levam a Deus

“Você não precisa viver um personagem para Deus gostar de você. Ele aceita você como você é, sem mácaras.” Essa frase foi dita pelo padre Fábio de Melo, aqui em Brasília, no sábado passado (05.02.11). Ele realizou show na Capital como forma de obter recursos para a Abrace, ONG do DF que atende crianças com câncer, e o Hospital do Câncer de Barretos (SP).  O ginásio Nilson Nelson estava cheio, felizmente. Pude perceber que a parte musical é secundária no show. A prioridade é a pregação e me surpreendi positivamente ao perceber um viés ecumênico nos ensinamentos dele, o que, obviamente despertou minha admiração e um respeito maior pelo trabalho desse evangelizador. Agrada-me saber que ele é inteligente o suficiente para abster-se de proselitismo ou defesa de sua própria crença, o catolicismo. Isto porque, se o que ele deseja é aproximar as pessoas de Deus, deve levar em conta que existem vários caminhos e todos são caminhos certos. Apenas é preciso que cada um descubra o caminho que melhor lhe serve. O meu não é o da igreja católica, definitivamente. Nem por isso vou abster-me de conhecer sobre esse caminho, tampouco desrespeitar quem o segue.

“O ser consciente deve trabalhar-se sempre, partindo do ponto inicial da sua realidade psicológica, aceitando-se como é e aprimorando-se sem cessar (…). somente consegue essa lucidez aquele que se autoanalise, disposto a encontrar-se sem máscaras, sem deterioração. Para isso, não se julga, nem se justifica, não se acusa nem se culpa. Apenas se descobre. O ser consciente é austero, mas sem carranca; é jovial, porém sem vulgaridade; é complacente, no entanto sem conivência; é bondoso, todavia sem anuência com o erro. Ajuda e promove aquele que lhe recebe o socorro, seguindo adiante sem cobrar retribuição. É responsável e não se permite o vão repouso enquanto o dever o aguarda. Conhecendo suas possibilidades, coloca-as em ação sempre que necessário, aberto ao amor e ao bem.” Joana de Ângelis.

Entendo que Fábio de Melo e Joana de Ângelis,  embora representantes de religiões diferentes, estão dizendo a mesma coisa, apontando para a mesma direção: a necessidade de ampliação da consciência como forma de salvação. Destacando a importância da transformação interior quando se deseja construir uma aliança com Deus.

Daí porque quaisquer bons doutrinadores sérios, padres ou espíritas, evangélicos ou budistas, pregam o combate à hipocrisia e, ao contrário, a aceitação dos próprios defeitos para poder eliminá-los com ampliação da consciência e esforço de reforma íntima. Não agradará a Deus vestir-se de máscaras, em palavras ou ações, em sacrifícios que mais buscam a confirmação externa do que a modificação interior. Isso será puro desperdício de Vida e de oportunidade de salvação verdadeira.

Quanto mais pesquiso e estudo mais esbarro na mesma constatação: as patologias da alma,  ciúme, desejo de vingança, ira, ressentimentos, suspeitas, insatisfações diversas, inveja e outros componentes da Sombra (na conceituação da Psicologia Analítica) somente podem ser erradicadas quando se atacam as raízes. Daí porque a Psicologia Profunda, em comparação com técnicas de respostas rápidas e/ou de autoajuda,  representa caminho às vezes árduo a seguir, mas o de resultados mais duradouros. Preferencialmente em associação com uma caminhada espiritual, isto é, buscando uma compreensão filosófica de vida mais ampliada, inclusive quanto à preexistência da vida antes do berço e continuidade dela após a morte do corpo. Uma analogia que explica melhor isso: o analgésico pode eliminar a febre e a dor, mas por quanto tempo? Se esses sintomas são reflexos, por exemplo, de uma infecção, quanto tempo levará para a dor e a febre voltarem? Não será mais inteligente submeter-se a uma injeção de antibiótico, por mais dolorosa que ela seja, para eliminar a causa da febre e da dor? Assim também o é com nossas patologias da alma. Jesus nos ensinou: “a boca fala do que está cheio o coração”. Não serão bem sucedidos os esforços para se conter a língua, reprimir a vontade de expressar palavras rancorosas ou maldosas se a maldade inundar o coração. Será preciso eliminar o mal interno, esvaziar os sentimentos sombrios que causam a emissão involuntária de palavras agressivas.  É necessário esvaziar complexos psicológicos que estão por trás de sentimentos e comportamentos involuntários e inconscientes. Pessoas religiosas buscam a salvação; pacientes de psicoterapia analítica desejam a individuação. Quem conhece um pouco das duas coisas sabe que se trata da mesma coisa. Neste caso é permitido servir a dois senhores: a Deus e à Psicologia.

Anúncios

Um comentário sobre “Todos os caminhos levam a Deus

  1. Não concordo com a posição da psicóloga com relação a busca por Deus.Jesus foi claro em dizer que ele é o único caminho a Deus.(João 14.6).O homem criou outros “caminhos”, porem pela bíblia sabemos que só por meio de Jesus, o homem pode receber a salvação.É verdade que não devemos ser hipócritas, o que a bíblia ensina é que o homem precisa reconhecer que é pecador e crer em Jesus pela fé.A solução do mal não está no homem olhar para dentro de sí, esse é o erro da psicologia, para ela a solução do problema vem de dentro para fora, mas erra em não entender que é Deus por meio de Jesus que transforma o pecador e o faz viver na verdade e não mais na hipocrisia tentando por seus próprios méritos, sejam eles em ações ou pensamentos, chegar a Deus.Isso só o levará a frustrações e decepções.A transformação interior só ocorre quando o homem abre o coração para Jesus e permite que ele o curo através do Espírito Santo.Bem, a verdade é que a fé em Cristo, o salvador, é a chave para uma vida de paz interior e certeza da vida eterna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s