Castrati: para agradar a Deus ou ao diabo?

Você sabe o que era um castrati? Uso o verbo no passado porque suponho que essa monstruosidade tenha sido abolida. Castratis eram meninos castrados com o propósito específico de manterem a voz fina para cantar em corais de igrejas e nos palácios dos reis. As mulheres não tinham permissão para cantar nas igrejas, o que deixava o coral desfalcado de sopranos. O papa Sixtus V teria dado permissão para usar meninos castrados nos corais das igrejas da Península Ibérica através de uma Bula Papal, após ficar impressionado com a beleza do canto dos eunucos árabes (na Arábia os escravos encarregados de proteger o harém do sultão eram castrados para não haver envolvimento sexual com as mulheres do soberano; a prática era adotada também na China e na Índia). O representante máximo da “santa igreja”, supostamente um representante de Cristo, Aquele que pregava o amor e a igualdade entre as pessoas, que ensinou “ama a teu próximo como a ti mesmo” e “não faze ao outro aquilo que não gostaria que fizessem a ti” não tinha espírito cristão suficiente para se colocar no lugar dos castrados e opor-se a essa coisa hedionda. Em vez disso, admirou e adotou a prática na igreja comandada por ele! Esses falsos cristãos teriam realmente acreditado que Deus apreciaria o gesto? Que se regozijaria com a beleza dos meninos flagelados em nome d’Ele? Tortura em nome de Deus! Os meninos eram recrutados entre filhos de camponeses e artesãos ou em orfanatos. A castração era feita na infância, para manter o timbre de voz intacto (na adolescência, como se sabe, as mudanças hormonais provocam a mudança de voz). Alguns dos castratis ficavam famosos como cantores, mas eram “homens estragados” pela maldade humana. Alguns mantinham a ereção, mas não em todos os casos. A cirurgia de extração dos testículos, feita de modo rudimentar por barbeiros autorizados, eliminava a produção de testosterona, tendo como conseqüência, além da voz fina, os quadris largos, bumbum arredondado e ausência de pelos, além, claro, da ausência de desejo erótico por mulheres (salvo raras exceções).
Quer saber um pouco mais sobre essa prática monstruosa?
“Depois de removidos, os genitais eram submetidos a um tratamento para preservá-los em salmoura – como se fossem pepinos em conserva –, eram colocados numa vasilha e devolvidos ao dono, que precisava apresentá-los aos superiores no palácio, comprovando a castração. A vasilha com a genitália podia ser solicitada durante uma inspeção, ou sempre que o funcionário fosse promovido. Esta exigência gerou um mercado paralelo de genitais removidos. Em caso de perda ou furto – não era raro um eunuco roubar e destruir o “precioso” do rival, para impedir o avanço de sua carreira – era preciso substituí-lo, pedindo emprestado a outro eunuco ou recorrendo a cirurgiões inescrupulosos que coletavam genitais extirpados para alugá-los ou vendê-los a preços que podiam chegar a 50 taéis.” (Fonte: http://historia.abril.com.br/)
Um detalhe sobre o papa Sisto V: integrou os tribunais da Inquisição; papa de abril de 1585 a agosto de 1590. Devido à exagerada severidade, criou a imagem de cruel e despertou o ódio dos seus súditos. Compreendendo que o povo romano não faria uma estátua em sua memória, mandou erigir, ele mesmo, uma estátua de si e afixá-la no Capitólio, templo romano. O povo de Roma não demorou a demolir a estátua.
Leia mais em EUNUCOS:ORA BOLAS

3 comentários sobre “Castrati: para agradar a Deus ou ao diabo?

    • Obrigada, Valter. Vi sua citao; algumas pessoas chegaram ao Psicopauta a partir do seu site. Agradeo-lhe.Um amigo me alertou para a responsabilidade de se manter sites de ideias: somando todas as visitas,chega-se a uma multido de leitores e obviamente somos responsveis pelos efeitos de nossas palavras disseminadas pelas ondas da tecnologia. Estou atenta a isso e procuro vigiar para minimizar erros, seno evit-los ao mximo. Grande abrao.

  1. Eu sou marcos moro em recife em 2009 tive problemas com pressao alta na epoca e o cardiologista me passou rivotril para me relaxar sou que ele falou que seria tratamneto para 3 meses fui tentar tirar a medicaçao sozinho me dei mal comecei sentindo tremores ate hoje se eu nao tomar fico tremendo e tendo crises de ansiedades meu coraçao acelera passo muito mal sou evangelico acredito que Deus pode me livrar mas estou pedindo ajudar na terra Deus nao condena medicina nao o que falo doutor tentei desmamar mas nao consigo tento mas passo mal queria me livrar desta medicaçao minha pressao as vezes sobe por causa da ansiedade chega 14/09 depois quando eu tomo eleminha pressao normaliza doutor me ajude se o senhor puder por favor queria tomar uma medicaçao que nao me desse efeito colateral taja preta ou nao tomar nada faço psicologia ela me mandou continuar tomando ele p psiquiatra falou que meu organismo ja se abtuou o uso da droga nao sei o que fazer sinseramente me ajude por favor tenho 43 anos.

Deixe um comentário

