Documento antigo descreve beleza física de Jesus

Natal de 2010. Com um dia de atraso, posto algo referente ao tema. A demora fez-se em face de nada ter eu encontrado antes à altura da grandeza do evento,  no seu caráter numinoso, divino. É difícil ser uma psicóloga junguiana sem ter ligação com Deus – por qualquer dos caminhos. O meu, é o de Jesus Cristo, embora de forma livre, sem me prender a dogmas, regras ou quaisquer distorções dos preceitos crísticos norteadas pelos anseios humanos de manipulação ou proselitismo, algo tão comum nas religiões institucionalizadas. Encontrei na net o texto em aspas abaixo.

Afirmam ser um documento da Antiguidade, cujo conteúdo é uma carta que teria sido encontrada nos arquivos do Duque de Cesare, de Roma. Tal documento, diz a fonte, faz parte da Ordem dos Lazaristas de Roma. Teria sido copiado de uma inscrição feita em folha de cobre, encontrada no interior de um vaso de mármore. A carta teria sido escrita por Publius Lentulus, senador romano, governador da Judéia e antecessor de Pôncio Pilatos, endereçada ao imperador romano, Tibério César. A carta de Lentulus é uma descrição minuciosa de Jesus de Nazaré, atendendo  pedido do imperador, que desejava saber quem era o homem que vinha sendo aclamado pelo povo.

Não sou historiadora nem antropóloga; então, que esses avaliem e pesquisem a validade do documento. Ainda que tal carta jamais tenha sido escrita por Publius Lentulus, o texto por si só tem o mérito de ser rica expressão literária, característica, aliás, de muitos documentos antigos que já tive o deleite de ler.

A carta diz:

“Sabendo que desejas conhecer quanto vou narrar, existe nos nossos tempos um homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo é inculcado o profeta da verdade, e os seus discípulos dizem que é o filho de Deus, criador do céu e da terra e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenham estado. Em verdade, ó César, cada dia ouvem-se coisas maravilhosas desse Jesus: ressuscita os mortos, cura os enfermos, em uma só palavra. É um homem de justa estatura e é muito belo no aspecto. Há tanta majestado em seu rosto que aqueles que o veem são forçados a amá-lo ou temê-lo. Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura; são distendidos até as orelhas, e das orelhas até as espáduas, são da cor da terra, porém mais reluzentes. Tem no meio de sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso pelos nazarenos. O seu rosto é cheio, o aspecto muito sereno. Nenhuma ruga se vê em sua face, de uma cor moderada. O nariz e a boca são irrepreensíveis. A barba é espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa, separada pelo meio. Seu olhar é muito afetuoso e grave; tem os olhos expressivos e claros. O que surpreende é que resplandecem no seu rosto como os raios do sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplende, apavora; e quando ameniza, faz chorar. Faz-se amar e é alegre com gravidade. Diz-se que nunca ninguém o viu rir, mas antes, chorar. Tem os braços e as mãos muito belos. Na palestra, contenta muito, mas o faz raramente e, quando dele se aproxima, verifica-se que  é muito modesto na presença e na pessoa. É o m ais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante a sua mãe, a qual é de uma rara beleza, não se tendo jamais visto por estas partes uma mulher tão bela. Porém, se a Majestade Tua, ó César, deseja vê-lo, como no aviso passado escreveste, dá-me ordens que não faltarei de mandá-lo o mais depressa possível.

De letras, faz-se admirar de toda a cidade de Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada. Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem vendo-o assim, porém em sua presença, tremem e admiram. Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas partes. Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram jamais tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus. Muitos judeus o têm como  divino e muitos me querelam afirmando que é contra a lei de Tua Majestade. Eu sou grandemente molestado por estes malignos hebreus. Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e o tem praticado afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde; porém, à tua obediência estou prontíssimo: aquilo que Tua Majestade ordenar será cumprido. Vale, da Majestade Tua, fidelíssimo e obrigadíssimo.”

Publius Lentulus

Presidente da Judeia

Anúncios

35 comentários sobre “Documento antigo descreve beleza física de Jesus

  1. Eldenir, não tenho resposta para sua pergunta. Tente obtê-la com um historiador ou antropólogo. Entendo seu questionamento e lamento não ter as provas q vc gostaria de ter. Mas para os especialistas da área não é difícil rastrear qualquer detalhe q confirme ou negue a autenticidade do texto. Este site não tem esse propósito. O texto entrou aqui mais pelo teor poético e mesmo numinoso e tb inspirador da fé. Espero que compreenda.
    Abraço,
    Carmelita

  2. Eu sou cristão, embora não creio na autenticidade desse documento, visto que ele não se padroniza com os escritos dos Evangelhos. Os compatriotas de Jesus não acreditaram nele, nem seus próprios irmãos de primeira mão, se realmente ele tivesse esse aspecto descrito teria sido aceito até pelos principais do Judaísmo. Na verdade Jesus Cristo encarnado num corpo humano era igual ao outros homens, sem aparência e formosura externa que muitas vezes nós seres humanos damos valor. Deus não olha como o homem vê, Deus porém olha para o coração, o que autentica a deidade de Jesus não era aquela aparência física que tinha como o Emmanul (Deus conosco ou Deus-homem), mais sim sua doutrina, seus ensinamentos, suas profecias, seus milagres. Hoje seu aspecto é diferente, João na ilha de Patmos quanto o viu, o descreve com rosto resplandecente como o Sol ao meio dia, com pés brilhantes como o latão, enfim hoje Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores.

    • JESUS era sim lindo meu amigo,deveria pedir interpretaçao para o espírito santo pois,JESUS,NO GÓLGOTAJA NAO TINHA APARENCIA DE BELEZA ALGUMA, DEVIDO AS VARIAS CHICOTADAS QUE LEVOU…DEUS TE ABENÇOE.

      • Isto mesmo disse tudo. Sua Beleza é Inefável pois quando Ele entra em nosso coração, mesmo os piores seres humanos se transformam, se tornam belos, mesmo q espiritualmente !

    • Primeiramente quero me referir ao documento ora em questão. Na minha opinião ele não tem verdade histórica. As autoridades romanas procuravam de todas as formas negar o poder divino de Jesus e até subornavam as pessoas para negar os seus feitos milagrosos. Ademais, com todas as informações minuciosas sobre Jesus contidas na carta de Lentulus, acredito que o imperador Tibério teria grande interesse em vê-lo.

      Quase todos os grandes homens da História, até alguns que viveram antes de Jesus, os historiadores fazem referência sobre o aspecto físico dos mesmos, inclusive, modos de vida, etc.

      Sobre Jesus é diferente, nada ficou escrito, mas acredito que o seu aspecto físico deveria ser o de um homem comum, bonito, simpático, mas não devia ter uma beleza extravasante, se assim o fosse, pelos menos um de seus discípulos teria comentado em seus escritos. Pode ser também que Jesus tenha determinado que nada fosse escrito sobre seu aspecto físico, talvez porque as pessoas valorizam o homem pela sua beleza física e não era assim que Jesus queria que o povo o amasse

  3. Prezada Carmelita,
    Conheço este texto que li e copiei do livro “Meu Jovem Amigo”, do Ir. Emílio Atanásio, Edições Paulinas, 3ª edição. É um resumo desta carta e que está guardada na biblioteca do Vaticano. Se quiser, posso enviar-lhe cópia por e-mail. É só mandar-me o seu endereço eletrônico.
    Mesmo não podendo confirmar a veracidade dela, Jesus deveria ser mesmo o mais belo dos seres humanos, assim como sua mãe, pois deveia ser a mais perfeita imagem e semelhança de Deus na terra. Creio eu que Jesus impressionava a todos, pelas atitudes moderadas, pelas mensagens perfeitas, pelo seu semblante sereno e pelo seu aspecto físico também.
    Meu comentário sobre a opinião do Fernando:
    Esta carta não pode ser comparada com os evangelhos, pois foi escrita por quem não era seguidor de Jesus. Fernando entra em contradição, não acreditando neste aspecto físico citado e cita informações de são João na Ilha de Patnos. E Jesus não foi segido por todos os seus compatriotas, mas teve o seguimento dos apóstolos, vários discípulos e grande multição que o seguia, conforme os esvangelhos.

    • Oi, Paschoal! Sim, quero muito uma cópia do seu texto. E fico-lhe muito grata pela gentileza. Também feliz de compartilhar a emoção que a comunhão com os ideias cristão promove em nós. Esse texto me emocionou porque é justamente essa imagem que sempre tive de Jesus – no fundo de minha alma: a de um homem belo em todos os sentidos. Por favor, envie-me para o email já divulgado neste blog: carmel.gr@gmaiç.com
      Abraço.

  4. Olá e bom dia, Paschoal!!! Sou Alexandre, resido no Rio deJaneiro, e estou muitoalegre com esta descoberta, faço juz a esta carta, pois nos comprovam e afirmam ao mundo sobre a existência do Nosso senhor e Salvador. Visto que a ciência não reconhece a Bíblia, questiona-a e descrê, e isso, a carta, romana parece ser um relato de rara importância, para que possamos crer mais e mais na pessoa física real de Jesus Cristo. Desejaria também uma cópia dessa carta, sendo de Roma, o século que foi redigida. Meu endereço eletrônico é: alexandre2rbr@gmail.com. Agradeço-lje muitíssimo, amigo sepuderme enviar!! Abraços!!! E se descobrir outras gontes favor mande-me!

  5. Desculpe,mas a senhora como psicóloga,deveria buscar mais conhecimento sobre o assunto;pois esse cristo não tem nada a ver com o CRISTO das escrituras.Com certeza tá mais pra “deus” nórdico ou católico;{pagão} simplicidade e humildade, essa era e é a aparência de CRISTO:diz as escrituras.

  6. Desculpe, Carlos, mas além de ler é necessário INTERPRETAR corretamente. O texto aqui postado em nenhum momento contradiz as Escrituras e atribui a Jesus arrogância, vaidade ou qualquer coisa contrária a humildade e simplicidade.

    Uma pessoa – sobretudo uma pessoa espiritualmente grandiosa e evoluída como Jesus – pode ser simples, humilde e ao mesmo tempo bela. Por que não poderia? A beleza é atributo divino; é algo concedido às pessoas por Deus, seja por merecimento, seja como instrumento de prova. Jesus deve ter sido belo fisicamente porque ele ERA e É o Filho de Deus-Perfeição encarnado. E não havia necessidade de ele ter nascido feio. Por que Deus não exaltaria sua própria Grandeza permitindo que nascesse belo seu Filho mais perfeito de todos? E ainda que fisicamente ele fosse feio, ele pareceria belo aos olhos de quem olhasse para Ele, porque o externo reflete o interno. Entre nós humanos imperfeitos é normal considerarmos bonita uma pessoa admirável interiormente, acharmos bela uma pessoa de belas atitudes, belas palavras, belas emanações de amor e evolução. Além disso, cada um enxerga conforme seus próprios referenciais. Ainda que Jesus fosse feio – o que duvido – essa pessoa que o descreveu pode tê-lO enxergado como sendo belo e isso conferiu poesia e graça ao texto. Por que se importar ou se incomodar com a afirmação de que Jesus era belo – no físico e no comportamento? Não se esqueça, Carlos: Jesus foi o único encarnado PERFEITO que esteve entre nós.

    • Nós ficamos no quase,deveria,talvez,quem sabe,entre outras. Mas tanto feio ou bonito,ficamos com o subconsciente. O Cristo Deus e o Cristo homem:são totalmente completamente diferentes;base bíblica.{o apostolo paulo disse,que veremos como ele é}.

  7. Jovem, estou procurando algum artigo falando sobre este documento.
    Há muito tempo eu li na editora edioro caça palavra, foi nos anos 80.
    Falava que este documento estava no museu da espanha.
    Se o jovem acima lhe enviou algo a mais pode me reponder e eu vou fazer mais pesquisa.
    Mas adorei o texto acima.
    Obrigada.

  8. Através de uma carta encontrada nos arquivos do DUQUE CESARI,de ROMA-documento que faz parte biblioteca da ordem dos lazaristas de ROMA.trata-se de uma inscrição feita em folha de cobre,encontrada no interior de um vaso de mármore.

    • que eu saiba não há nenhum documento existente,a não ser essa carta escrita por PUBLIUS LENTULUS,precidente da judéia,senador romano.O prodecessor de PÔNCIO PILATOS,ENDEREÇADA ao imperador romano TIBÉRIO CESAR.

  9. aaff.. as pessoas se ofendem quando Jesus é descrito como alguém bonito e majestoso.. querem que JESUS SEJA FEIO E COMUM COMO VOCES..eu acredito sim que esse anjo com certeza era muito especial e nao igual essa escória aqui da terra. Óbvio que um anjo nao teria a mesma aparência de humanos comuns.. até de Jesus tem inveja..

  10. Não tenho dúvidas de que Jesus era um homem lindo e cuja presença impressionava as pessoas. Santa Faustina via Jesus e ela contou que ele é lindo.

    • Ah q belo ! Você foi inspirada pelo Divino Espírito Santo citando Santa Irmã Faustina, para contrapor tamanhas inverdades e afirmar q Jesus é Belo sim de Alma e de Corpo Físico. Jesus te proteja!

  11. Quero a cópia desta carta. Acredito em sua autenticidade. Nada acontece por acaso, mormente em fatos que nos levam a conhecer e entender a beleza e santidade do Mestre Jesus. Seja por convicção doutrinária ou pela fé, confio ser um documento para abrir os olhos de muitos que ainda os mantém fechados. É fácil não crer, pois assim não assumo tantas responsabilidades, difícil e crer num ser que nós não vemos, que é maior que o mar que nós tememos, mais forte que o tufão, meus amigos: É Deus !

    aracelespbarros@hotmail.com. (agradeço o envio e que Deus nos abençoe sempre)

  12. O rosto de Cristo, o corpo de Cristo…em um certo momento disse o Senhor ” EU bem sei quem é o homem “, talvez tenha sido por isso que Ele tenha ocultado certas coisinhas que flutuam nas mentes humanas porque o modo como os olhos humanos vêem as pessoas não são como os olhos de DEUS vêem. Ora , Jesus era um homem trabalhador , com mãos grossas como todo carpinteiro, pegava peso em uma região ensolarada como o nordeste brasileiro mais sol que chuva todo ano , fazia caminhadas longas ele teria um corpo de atleta ou como de um homem da roça queimado do sol, se alimentava muito bem principalmente a alma em nada fazia extravagancias ou exageros, homem sério mas sempre alegre, animado e disposto e sempre pronto a servir 24 horas por dia, uma pessoa assim com certeza tem muitos seguidores. Filipe pediu para mostrar o pai, mas não era so ele que queria isto e sim todos que estavam com Ele, igualmente hoje, muitos desejam ve-lo. Ora, vejam Cristo pelos olhos da fé irmãos, assim como eu vejo, se fomos feitos a Sua imagem e semelhança com certeza cada um de nós temos consigo um traço do Oleiro que nos fez. Assim Cristo é bonito ou menos bonito, ai eu pergunto; depende, em relação a quem ? Lembre-se, DEUS não tem filho privilegiado.

  13. Jesus pode ter qualquer aparência, Ele é. o que o torna Deus é a sua essência que o faz o mais sublime ser tendo aspecto europeu, africano,ou asiático, eu anseio todos os dias por alguém que eu sinto, que eu conheci a história no evangelho segundo joão. ele manifestou-se em forma física limitada: homem, judeu,uma cor, um modelo de cabelo, uma estatura; mas ele abrange todas as cores e modelos que ele decidir se moldar só pra ta pertinho da gente, o que não muda é a sua majestade.

  14. Mais uma fajutagem…

    2 Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

    Isaías 53.2

    Outro exemplo: O Sudário de Turim – Realidade: obra do ano 1530 aproximadamente.

  15. FASCINANTE , AMEI A MATERIA, DOUTORA , FAÇA UM ESFORÇO E TENTE VER SE PODE TER NEM QUE SEJA UMA COPIA DESDE DOCUMENTO, SE BEM QUE SEMPRE ACHEI QUE CRISTO SERIA ASSIM .

  16. EU ESTUDO O SUDARIO DE TURIM A UNS 17 ANO , E ISTO VAI SER UM FATO NOVO…OBRIGADO
    AINDA SONHO EM SER PSICOLOGO

  17. Eu não entendo todo esse repudio a descrição de como seria nosso irmão maior! Seu espírito é tão grande que, em minha opinião, poderia sim emanar essa beleza em sua manifestação física. E contestar um texto histórico com base na Bíblia me parece inocente, lembrem-se que todos os documentos sobre Jesus de Nazaré foram escolhidos e editados por homens durante os séculos e em diferentes tempos e situações e há muito a igreja e os homens de má fé usam das palavras de Nosso Mestre para manipular e enganar os homens de fé.

    O legado de Jesus é um e apenas um: Amai ao próximo como ama a ti mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s