Sobre hipocrisia

Procurava na internet uma conceituação precisa de hipocrisia, a  máscara dos fracos, e encontrei uma série de vídeos muito interessantes de Mário Persona, incluindo uma com bem elaborada descrição dos hipócritas.

Mário é escritor, palestrante, professor, consultor de comunicação estratégica e marketing. Apesar de muitas das palestras dele terem conteúdo religioso, ele informa no próprio blog ( na verdade um podcast ou conjunto de arquivos digitais de áudio e imagens),  o EVANGELHO EM 3 MINUTOS não ser vinculado a nenhuma crença. Ele parece ser o que eu chamo de “cristão independente”, denominação/orientação que uso para mim. Leia um trecho do que ele diz na palestra sobre hipocrisia.

“O homem religioso é assim: ele tenta se esconder de Deus estando entre as próprias coisas que Deus aprova, como esmolas e orações. Tenta disfarçar, fingir, dissimular, tenta encobrir os seu pecados. O nome disso: hipocrisia. Jesus veio ao mundo para salvar pecadores; e são esses, os pecadores, que Deus procura. Se você continuar se escondendo atrás de sua religião, de suas boas obras e de suas orações, para parecer que não é um pecador, como espera ser encontrado por Deus, como espera ser salvo?

Quer assistir ao vídeo? Clique neste LINK.

Para nós, psicólogos clínicos, a hipocrisia é o mecanismo de fuga por excelência, é a vitória da resistência ao desafio de enfrentar a própria sombra, buscar o autoconhecimento e um vida cultivando a Verdade. É também a sobreposição da persona (“coincidentemente” o sobrenome de Mário) ao si-mesmo de forma vitoriosa (para azar da pessoa, que acaba por adoecer de tanto negar sua essência e suas reivindicações mais legítimas); é o medo de se olhar no espelho e destituir-se das máscaras. Mas é também a fraqueza de deixar que a vaidade lhe conduza os passos, as emoções, as decisões de vida… é, enfim, uma lástima, fonte de incalculável desperdício de vida, propagação de sofrimento e perda de oportunidade para evoluir espiritualmente – a partir da evolução psicológica. Mário Persona acabou por me esclarecer porque justo os crentes na graça divina são os mais hipócritas, mesmo sabendo que Deus e Jesus têm aversão indiscutível aos hipócritas. Basta ler qualquer um dos evangelistas para se deparar com essa contestação. Para finalizar, faço uma afirmação peremptória:  hipócritas não fazem psicoterapia. Não suportam o convite para olhar dentro deles mesmos no processo de análise.

Anúncios

4 comentários sobre “Sobre hipocrisia

  1. Aí que está o problema……a pessoa citou um exemplo de um ser religioso.

    Os religiosos além de desconhecerem Deus, são hipócritas, e ignorantes, porque Deus, que é Espírito, e por isso não poderia descer à terra, em momento algum enviou Jesus, em forma humana, para pregar ideologias ou denominações. A meu ver eles são mais ignorantes mesmo. O problema é que há muito profissional da ciência, que também ignora a Verdade, e vai na onda das mil e uma seitas, filosofias, teologias, jurisprudências gospel, e induz o proprio paciente ao erro.

    • Penso de modo similar a vc, Fernanda. Tb acho que os religiosos pouco ou nada sabem sobre Deus, o que Ele espera das religiões e o que espera das pessoas. Do meu ponto de vista, Deus nada mais deseja que a evolução de todos os seres. Adorações agradam à vaidade humana, mas de nada servem a Deus ou a Jesus. Se cada religioso se ocupasse da própria caminhada evolutiva já faria muito.

  2. Que interessante..
    Estava procurando textos elucidativos sobre o comportamento baseado na hipocrisia. No entanto, vi que o texto é essencialmente um exemplo do que se tentou explicar, ao julgar conceitos morais e religiosos fora de uma realidade substancial. Pegar alguns poucos exemplos como regra, ” os religiosos” me parece mas uma atitude de hipocrisia, considerando que se está acima do que se está qualificando, como essencialmente uma observação de uma situação em específico.
    Os comentários me soam mais ainda baseado No termo que se espera explicar.. Enfim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s