Câncer de ovário: ameaça silenciosa

Recebi um email alertando para o silêncio perigoso do câncer de ovário. Enviei os sintomas citados na mensagem para uma ginecologista muito conceituada em Brasília, a médica Maria Quitéria Cordeiro, para checar a veracidade dos dados. A médica confirmou as informações e acrescentou outras.

Sintomas do câncer ovariano:
. Dor ou desconforto pélvico ou abdominal;

. Problemas gastrointestinais persistentes, como gases, náuseas e indigestões;
. Vontade de urinar freqüente, sem haver infecção;
. Perda ou ganho de peso inexplicável;
. Pelve ou abdômen inchados, intumescidos ou com sensação de estar cheio;

. Cansaço anormal ou mudanças inexplicáveis do funcionamento intestinal.

A ginecologista Quitéria Cordeiro explica:

“Quando o abdômen está  muito elevado, semelhante a uma gravidez de 5 meses, pode significar  liquido  na cavidade  abdominal, o  que chamamos  de Ascite, muito  comum no tumor de ovário (TU). Esse tipo de doença é silenciosa, como  é a maioria dos cânceres, e não detectado  no papanicolau. Esse exame costuma falhar também na detecção de câncer de colo uterino, de  10% a 20 % dos casos, havendo o vírus  do HPV.”

É dessa médica, especialista em HPV, a afirmação de que 90% dos brasileiros, de ambos os sexos, têm o papilomavírus humano (HPV). Isso impõe a necessidade do uso de camisinha nas relações sexuais, mesmo quando a mulher está tomando anticoncepcional. E inclusive quando a relação é entre marido e mulher, se o contrato de fidelidade sexual não é respeitado integralmente. Como o seguro morreu de velho e quem vê cara não vê coração, o melhor é desconfiar da fidelidade do (a) parceiro (a)  diante da menor alteração genital; fazer o exame e radicalizar na prevenção.

Anúncios

5 comentários sobre “Câncer de ovário: ameaça silenciosa

  1. se o papanicolau não detecta que exame devemos fazer??? fiquei preocupada, pois faço este exame anualmente e pensava estar correta… obrigada!!!
    Andrea

    • Andrea, no sou ginecologista, mas aprendi com a Dra. Maria Quitria que mais eficiente do que o Papanicolau a “coleta hbrida”, principalmente se for associada cultura de material retirado do seu corpo. Sugiro que voc converse com seu (sua) ginecologista ou escreva para a prpria Maria quitria. Neste post, no incio do texto, h um link para o site dela e l contm o endereo de email.E nada de pnico, t? Cuide-se. Abrao, Carmelita

  2. Andrea, não sou ginecologista, mas aprendi com a Dra. Maria Quitéria que mais eficiente do que o Papanicolau é a “coleta híbrida”, principalmente se for associada à cultura de material retirado do seu corpo. Sugiro que você converse com seu (sua) ginecologista ou escreva para a própria Maria quitéria. Neste post, no início do texto, há um link para o site dela e lá contém o endereço de email.E nada de pânico, tá?
    Cuide-se. Abraço,
    Carmelita

  3. Capitura híbrida para câncer de ovário? Mas esse exame é feito no colo no útero e não tão internamente sem cirurgia, não? Essa Capitura hibrida também não é a feita para saber o tipo do hpv no colo uterino???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s