Sonhos recorrentes

Sonhos recorrentes são alertas do inconsciente quanto à necessidade de resolver algo interno (com repercussão externa). É a forma do si-mesmo, via inconsciente, enfatizar um problema  não resolvido, um padrão de comportamento não superado, uma situação que está sendo evitada ou alguma coisa ainda não aprendida. Quando isso ocorre, a pessoa terá sonhos contendo sempre os mesmos elementos simbólicos.

Um exemplo concreto: alguns anos atrás uma paciente sonhava sempre com dois elementos: água e morro. Sonhava repetidas vezes que um rio, córrego ou lago a impediam de seguir em frente e ir aonde queria. Com o morro, ela se via tentando subir o terreno elevado, que apresentava uma inclinação tão forte que a impedia de prosseguir; ou ela rolava de volta, desistindo de subir. Havia elementos arquetípicos, como os existentes no mito de Sísifo, aquele mortal condenado por Zeus a empurrar uma grande pedra até o topo de um morro, de onde ela desceria antes de chegar ao topo, sendo Sísifo obrigado a recomeçar o trabalho, eternamente.

O mito de Sísifo retrata a história daquele que foi considerado o mais astuto dos mortais. Seus problemas começaram quando ele “delatou” Zeus, num episódio em que este se camufla de águia e rapta a jovem filha do deus-rio, Asopo. Sísifo desperta a ira de Zeus, que o entrega ao deus da morte, Tânatos.  Mas o esperto Sísifo consegue enganar o dono do mundo dos mortos e consegue sair de lá. Por duas vezes Sísifo consegue enganar a Morte. Sísifo morre de velhice e, como castigo, Zeus o envia a Hermes para conduzir sua alma a Hades. No tártaro, Sísifo foi considerado um grande rebelde e teve um duro castigo: condenado, por toda a eternidade, a rolar uma grande pedra de mármore com suas mãos até o cume de uma montanha, sendo que toda vez que ele estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível e o trabalho tinha que ser reiniciado. Por esse motivo, a tarefa que envolve esforços inúteis passou a ser chamada “Trabalho de Sísifo”.

No caso da minha paciente, havia complexos que precisavam ser esvaziados. Sem isso, ela estava sempre voltando às mesmas dificuldades e repetindo os erros.
Nos sonhos, de modo generalizado, a água simboliza o inconsciente, nossos sentimentos e emoções, mas também as profundezas e experiências espirituais. Montanhas e morros são a simbologia do inconsciente para barreiras e obstáculos a serem superados. Em outros casos têm o sentido de se estar perto de Deus, estado exaltado de consciência, ideia e motivos elevados. Em alguns contextos pode expressar, ainda, pensamento livre, mente aberta, pensamentos abstratos.

No caso citado, o sonho com as águas lhe impedindo de avançar expressavam que ela estava presa por conteúdos inconscientes, reprimidos ou recalcados. Os  morros e terrenos elevados revelavam que havia coisas a serem lembradas e elaboradas. Não poderia ser o segundo sentido da simbologia porque no sonho ela  ficava frustrada por não ir adiante e não se sentindo “próxima a Deus”. O significado do elemento depende do contexto do sonho e das emoções que eles provocam no sonhador.

Lembro de ela ter questionado se em a minha interpretação estando correta, como ela saberia que os complexos tinham sido esvaziados. Respondi-lhe: “você vai sonhar com alguma coisa lhe dizendo isso.”

E, efetivamente, foi o que aconteceu: após algum tempo de terapia analítica, os complexos foram esvaziados e ela teve  dois sonhos que mostravam isso. Em um deles ela se via em um terreno com água e precisava ir para o lado oposto. Percebia o obstáculo, mas pensava e dizia para si mesma “outras pessoas conseguem, então eu também consigo”. Em seguida entrava na água e seguia em frente até chegar do outro lado. No outro, ela tinha que escalar uma espécie de terreno elevado e para não descer morro abaixo, fincava as unhas na terra, como garras, e conseguia chegar ao topo. Nos dois casos acordava comemorando internamente a vitória. E a conquista era reforçada na sessão terapêutica.

Anúncios

69 comentários sobre “Sonhos recorrentes

  1. Parabéns! É um ótimo texto! Aprendi muito! E olha que minha inclinação é comportamentalista! Jung estaria te aplaudindo agora!

    Abraços!

    • Gostei muito do texto.
      Frequentemente sonho que de minhas mãos saem agua que curam pessoas que amo ou que destroem aqueles que querem me fazer mal. Me ajude, por favor a saber o significado desse sonho…

  2. Eu já tive uma série de sonhos recorrentes.
    Sonho muito com assaltos, e que estou em fuga, e enho uns sonhos bem viajados mesmo. Mas todos esses eu consigo explicar, se parar pra pensar um pouco, e os “viajados” normalmente retém vários fragmentos do que me aconteceu recentemente, e acho até divertido tentar decifrá-los. Mas tem um que tenho há alguns anos, e que não entendo. Antigamente eu tinha dois bonecos, e um tempo depois, passei a sonhar que eles se mexiam. Em alguns deles eu morria de medo, em outros até conversava telepaticamente com eles, e eles respondiam balançando a cabeça… Depois, minhas mãe os deu e sonhei apenas mais uma vez com um deles. Mas ainda sonho com outros, e nesses pesadelos eu fico desesperada tentando convencer as pessoas de que eles se mexem mesmo, e quando outras pessoas os vêm fazendo isso, nós tentamos fugir ou derrotá-los. Muda o pesadelo, o que fica sempre são os bonecos, que ultimamente nem são os meus, que se mexem. Não consigo encaixar isso em nada :/

  3. Eloize, sonhos têm significados pessoais e a interpretação pessoal, de acordo com as associações muito particulares. No entanto, como disse no texto principal, alguns elementos têm sentido geral. Por exemplo, sonhos com bonecas podem estar retratando pequenos aspectos de nós mesmos, pensamentos humildes ou uma tendência a se diminuir, a ser joguete, brinquedo nas mãos dos outros. Dependendo das circunstâncias e do ambiente do sonho, brinquedos de um modo geral refletem atitudes alegres, ideias infantis, liberdade pueril ou que a pessoa tem brincado com uma ideia. Representam infância ou sentir e pensar com uma crinaça. Avalie se vc tem tido emoções, pensamentos ou ações infantilizados, em algum nível. Ou se vc tem se sentido ou se comportado como criança em relação a alguma coisa. Abraço,
    Carmelita

  4. Estou angustiada e passando por uma fase de testes, literalmente.E um sonho recorrente voltou depois de muito tempo.Uma onda enorme que ameaça inundar tudo.Sempre a mesma coisa, no mar, na praia, ai se forma a onda e ora eu temo, ora a espero cair e terminar com tudo.Tenho esse sonho há anos, mas não consigo relacionar com os momentos pelos quais estou passando.Uma dica, uma palavra qualquer já ajudaria.Grata.Myleidy.

  5. Ameaça de inundação costuma representar o medo da pessoa de ser “tomada”/invadida por forças inconscientes, isto é, por conteúdos internos desconhecidos da pessoa, mas que o Si-mesmo sabe que existe e, por isso, teme. Não vou cometer o erro de me estender em uma interpretação generalista ou mesmo reducionista porque sonhos têm significados simbólicos muito singulares, muito individuais, a depender das associações do sonhador. O melhor caminho para você entender seus sonhos e elaborar esses conteúdos inconscientes que lhe dão sensação de ameaça é a terapia analítica. Boa sorte.

  6. Meu sonho recorrente é que minha irmã me trai com meu namorado. Costumo ter esse sonho pelo menos 2 vezes ao ano. No sonho sempre que pressiono ela pra responder ela me vem com evasivas e acordo sem saber.

  7. Ola, tenho sonhos muitos reais onde estou dormindo e augo me prende á cama, tipo como se a gravidade estivesse muito forte , escuto um zumbido forte e tenho a impressão que alguém esta se aprossimando,em alguns eu vejo e escuto coisas q realmente acontecem em meu quarto,tipo meu irmão lendo minha mãe passando no corredor. tem algum siquinificado…?

  8. olá..

    tenho quase que diariamente o mesmo sonho… sonho com destruição..destroços a meu redor, vejo só madeira partida..tudo partido, um caos..com perseguição…que tento fugir… ando com uma angústia terrível…
    terá algum significado?

    • Diariamente acordo interrunpendo um sonho em que eu estou morrendo e sinto que estou realmente a morrer, muito real…
      Sonhos diferentes mas com um objetivo em comun acordar aguniado com aperto no peito.
      ou estou a cair de montanhas ou ewtou a ser atacado por um peixe em cima de terra… acidentes de carro…
      Homicidio..
      Sinto que isto esta a acontecer e n consigo parar.
      so irei ficar c9ntente a ver quembme faz mal passar pelo mesmo ..
      Porque de todos eu sou o que era mais fraco…

  9. boa noite o meu sonho recorrente é o seguinte, eu sonho k estou com a mnha filha de 3 aninhos eu estou de um lado da estrada e ela esta do outro n sei bem pk mas eu digo a ela para esperar k os carros passem e so depois atravesse n sei e tdo um questao de segundos ela atravessa e vem um carro disparado k a atropela eu kero gritar e n cnsgo ela fika desfeita completamente tenho este sonho varias vezes apesar de n ser diariamente mas hoje sonhei novamente e quando acordo fiko aflita e so me agarro a ela a dar beijinhos!!!!

  10. Ola, boa tarde.A questão dos sonhos recorrentes tornou-se alvo de interesse para mim pois sonho frequentemente com um casamento que nunca se realiza, desde a compra do vestido sempre á ultima hora até ao não conseguir chegar a horas para a cerimónia repete-se constantemente, ou seja nunca caso. 🙂
    Será existe alguma mensagem implícita que não consigo descortinar?

    Um abraço, Maria João

    • A minha sugesto que vc inicie processo teraputico analtioc, Maria, para compreender o que o seu inconsciente est tentando lhe dizer… fora do contexto teraputico seri airresponsabilidade fazer qualquer anlise. Att. CArmelita

  11. Sonhar sempre o mesmo “sonho” realmente mexe com a gente … eu há mais de 15 anos (tenho 37) sonho com a casa onde nasci e fiquei até os 18 anos (sai de lá as pressas pq meus pais se separaram) … praticamente TODOS os cenários dos meus sonhos são nessa casa …. diversos assuntos, com diversas pessoas e situações, porém sempre na casa … os anos estão se passando e nada muda … continuo sonhando … AGORA de alguns meses para cá comecei a sonhar com o cenário do meu primeiro emprego … (+ não deixei de sonhar com a casa) já sonhei umas 05 vezes que volto a trabalhar lá (fiquei lá durante 15 anos e tive uma saída triste, pois o banco ficou em uma situação complicada no mercado e fomos forçados a pedir demissão. Vale ressaltar que fui muito feliz lá dentro) … o que pode ser esses sonhos??? os sonhos são sempre diferentes, mas o que me deixa “grilada” é que é sempre o mesmo cenário ….

  12. Tive um relacionamento com uma mulher por aproximadamente 8 anos. Foi muito importante para mim sob diversos aspectos, o rompimento foi brusco e me senti muito humilhada mas, como amava a amava muito (hoje entendo que além do que a mim mesma) não reagi da forma como várias outras pessoas reagiriam: não procurei reconciliação, não tirei satisfações com a outra pessoa que passou a conviver com ela e que já estava se relacionando antes de terminarmos, etc. Durante o período crítico que antecedeu o fim do relacionamento, fiquei completamente dividida entre o que sentia e o que entendia ser direito de minha companheira ter um novo amor, preocupava-me com certas atitudes dela que poderiam prejudicá-la e me culpava por tudo.
    Não me lembro quando começou mas, creio que tem aproximadamente 15 anos que tenho sonhos recorrentes com ela, em todos eles busco me aproximar dela de alguma forma e em todas as vezes o resultado é o oposto do esperado. Os cenários mudam mas o enredo é o mesmo. Já entendi a mensagem do sonho, no fundo eu desejo sua proximidade, mais até, entendo que o sonho denuncia minha vontade não declarada e conscientemente rejeitada de estar novamente com ela. O problema é: se entendo o que o sonho me mostra, porque eu mesma não consigo acabar com ele? Porque a situação emocional que me leva a ter esses sonhos não é resolvida por mim mesma conscientemente?
    Um grande abraço,
    Katia.

  13. Não é suficiente compreender racionalmente a mensagem do inconsciente contida nos sonhos: é preciso esvaziar a demanda. Experimente buscar ajuda terapêutica para isso – ou talvez lhe ajude encontrar-se com ela, ter uma conversa honesta e “fechar a gestalt”. Boa sorte.

  14. Querida, concordo com o conceito sobre os sonhos recorrentes que retratam o psicológico humano. Mas, na minha história de vida, todos os que, tiveram relações com acontecimentos que se realizariam no futuro. O pior deles, foi o que tive com a morte de um filho que eu teria muito anos depois. Esse sonho começou quando eu ainda era muito pequena, tinha menos de 4 anos. Depois, com 13 e depois, dias antes de eu completar 17. A criança vista no sonho, com toda a riqueza de detalhes possível nasceu e morreu com o mesmo tamanho que a vi nesses sonhos. Na realidade, eu soube até o dia em que isto aconteceria.
    Como se pode explicar isto?

    • Ao que parece, Anadir, no seu caso são sonhos premonitórios. Fenômenos reais, embora raros, mas cujo estudo e compreensão pertencem a outra área que não a Psicologia. Trata-se de fenômeno estudado pela parapsicologia. Sei muito pouco sobre isso, prefiro nem opinar. Talvez lhe fizesse bem ampliar sua compreensão acerca de fenômenos paranormais, parapsicológicos ou mesmo – por que não – mediúnicos, independentemente de sua orientação religiosa. Parece-me que de alguma forma, você mereceu ser “avisada” de algo muito doloroso. Não sei se essa “antecipação” amenizou sua dor, espero que sim, mas enxergo nisso uma prova da misericórdia divina. Desejo-lhe luz e boa sorte em tudo. Abraço.

      • Muito obrigada pela sua atenção. Vou tentar me aprofundar. Imagino que isso seja uma forma de me preparar, sim. Pois há muitas experiencias desse tipo em minha vida, muitas mesmo. Talvez, eu não tivesse aguentado se não fosse esse tipo de “aviso”. Há aviso bons também, que sempre me guiaram com uma certeza tão grande, que me fez sobreviver a todas as dificuldades encontradas.
        Sou católica, mas depois dos 36 anos começei a ler sobre kardecismo, por conta de experiencias que eu não encontrei explicação ao longo da vida. Na verdade, não frequento nada. Algo acontece comigo, pois são essa espécie de avisos são muitos e envolvem pessoas, lugares, que não conheço, acidentes que se realizam, eventos naturais que aconteceram. Não gosto de falar sobre isso com as pessoas porque elas nos olham com estranheza ou descrença. Sempre conto o sonho para alguem de minha confiança, para que eu não me sinta louca depois que as coisas acontecem.
        Indiquei ao meu sobrinho Rodrigo o seu site. Como ele vive muitas dificuldades, imagino que a sua palavra possa ajuda-lo de algum jeito. Os sonhos dele parecem estar dentro da sua área. Ele me inspira muitos cuidados porque vejo nele uma fraqueza emocional muito grande e temo por tendências suicidas. Espero que ele se corresponda.
        Muito obrigada, mesmo.

  15. OK, Anadir… vc já descobriu o caminho; agora é só seguir. O seu sobrinho tb v ai descobrir o dele, no momento certo para ele… O Universo é sábio, paciente e atuante. E a todos provê conforme as necessidades e capacidades de cada um. Que Deus nos guie sempre. Abraço.

  16. Olá Carmelita.Tudo bem minha querida?
    gostaria, se possível, de uma explicação, sobre um sonho recorrente, que venho tendo há 2 dias ( na noite de ontem e na de hoje). Ontem sonhei com várias camas (num total de 11, pois no sonho, eu mesma contei e dizia para mim mesma, que era muito bom, pois tinha a opção de mudar de cama quando quisesse _ e geralmente eu mudo de local na cama, quando não me sinto bem; gosto de mudar, do diferente, me sinto melhor). Neste sonho, eu estava em um imóvel, bem grande, e comentava com minha filha, que nossa cobertura, é 4 vezes maior que tal imóvel (acho que um apartamento). Lembro vagamente, que ele era um pouco escuro;e eu gosto de claridade. Me separei há 3 anos, e foi algo muito doloroso. Agora prefiro me relacionar com uma pessoa que eu ame e que me ame. O que me diz?
    Grata pela atenção, e seja abençoada querida.
    Cidha

  17. Oi, Cidha… desculpe, mas se vc ler os comentários acima saberá que não posso e não devo interpretar seu sonho.., terapeutas junguianos não interpretamos sonhos, e sim, “trabalhamos” o sonho do paciente, juntamente com ele, a partir das associações do paciente. Desculpe. Apenas posso lhe dizer que o seu inconsciente está dizendo algo… tente entendê-lo e muitas coisas farão sentido pra vc e muitas coisas lhe parecerão mais fáceis.
    Abraço.

  18. Olá Carmelita.
    Esqueci de falar sobre o sonho de hoje. sonhei também com cama, mas desta vez, parecia em um hospital, e haviam pedaços de carne com osso congelados, e eram grandes, é como se fossem de pessoas mortas, que haviam sido cortadas após serem congeladas. Bem, foi o que pensei durante o sonho, e me senti um pouco mal, por conta disto, e evitava olhar para estes “pedaços de pessoas”.
    Obrigada
    Cidha

  19. Procurando uma interpretação que coubesse em síntese como resposta direta e significativa encontrei tal texto, por sua vez , muito elucidativo.
    Minha mãe hoje me disse que tem sonhado a dois dias seguidos com meu pai; detalhe… Meu pai e ela estão separados a mais de 10 anos; eu e ele não temos relações de pai e filho. Guardo mágoas e sei que ela também.
    Nos sonhos dela eles estão caminhando e eu sou uma criança ainda.
    Se tratando de Jung e Froid, logo pensei nas emoções retidas no inconsciente dela. Mas, ao ler seu artigo penso com um pouco mais de ênfase no seguinte enunciado.: Minha mãe não compreende ou não aceita, e isto é consciente e inconsciente o fato de uma relação, no passado tão bonita terminar sem laços pelo o que deveria em tese simbolizar união; ou seja eu e meu pai. Em outras palavras.: Ela me vê muitas vezes em casa deprimido e/ou com embaraços que a presença paterna talvez pudesse solucionar.

    Parabéns pelo trabalho.

    Luiz renato Vicente.

    • Perfeito, Renato! Eu que lhe parabenizo pela compreensão. E se aceita um conselho de uma estranha, lá vai: faça o que puder para livrar-se dessa mágoa. Se possível for, faça psicoterapia. Seu pai é tão somente um ser humano suscetível a erros; se ele conseguisse agir/ser de outra forma, se tivesse capacidade/percepção/evolução para tal, certamente o faria; a mágoa, a sua e a de sua mãe, fazem mal maior a vcs e podem ser resultado de um superego crítico, entre outras possibilidades. Complexo Paterno tem o poder de atrasar a vida das pessoas em todos os sentidos e ser entrave muito grave para inúmeras conquista. Mas como se trata de conteúdo inconsciente, exige olhar externo e especializado. Você, como todas as pessoas, merece êxito de forma plena, merece ser feliz. Pode ser até que ao ver você superando entraves do passado, também sua mãe resolva se ajudar e tb fazer psicoterapia – pq a melhor forma de convencimento é pelo exemplo. Separações, abandonos, rejeições são coisas muito, muito difíceis mesmo de se viver sem guardar mágoas, eu sei. Mas se há caminhos para se livrar das dificuldades, avante! A Vida tem um sentido muito maior que todas as circunstâncias efêmeras e exige coragem de nós – jamais autocondolência – mecanismo muito humano ao qual a maioria de nós recorre diante das adversidades. Você me parece ser o tipo de pessoa com sofisticação psicológica suficiente para obter grande sucesso em psicoterapia analítica (freudiana ou junguiana – tanto faz). Espero que me entenda: não quero ser invasiva, apenas desejo que todas as pessoas se libertem do peso dos traumas e mágoas de infância. E sejam felizes. Grande abraço e boa sorte.

  20. Muito esclarecedor tudo o que li neste blog. Curioso que fui remetido diretamente a um sonho que me persegue ha anos. Tenho 42 anos e sempre sonho que estou urinando. Entretanto, a urina sempre sai tambem por um outro mesmo orifício: um invisível local na virilha por onde ela escorre. A sensaçao é tao real que ja aconteceu muitas vezes de eu acabar urinando de verdade e acordar em seguida. Muitas das vezes, acordo até mesmo pelo fato de ter sido concretizado o sonho, tamanha a sensaçao de ser realidade. E também acontece sempre de no sonho eu estar questionando se aquilo está acontecendo ou nao. Fato é que trata-se sempre da mesma situaçao em locais diferentes. Já fiz exames clínicos e nada tenho e, inclusive ja fiz uso de medicacao controlada para evitar urinar nessa situaçao e nada foi satisfatório. Em fim, acredito que haja alguma interpretacao para toda essa simbologia. Faço esse relato, pois acredito que muitos possam passar por situaçao semelhante. Abraços.

  21. Olá Carmelita Rodrigues,

    Há mais de dez anos, eu sonho que meu irmão caçula e adotivo (filho de minha irmã mais velha, porém criado por minha mãe) morre afogado.

    Como eu posso entender esses sonhos? O que eles poderiam significar?

    Entendi o que você quis dizer quando afirmou que “sonhos têm significados pessoais e a interpretação pessoal, de acordo com as associações muito particulares” ,e por essa razão você não pode intrepretar os sonhos de ninguém, mas apenas “trabalhar os sonhos de um paciente juntamente com ele, a partir das associações do paciente.

    Mas, como você disse no texto, alguns elementos dos sonhos têm sentido geral. Por essa, gostaria de perguntar-lhe se nesse meu sonho recorrente há algo de significado geral, que me permita ter alguma pista sobre o correto entendimento dele?

    • Meu professor didata repetia sempre: “o sonho significa o que ele mostra”: ou seja: o simbolismo geral para a morte é a morte mesmo; não a morte orgânica, mas um tipo de morte psicológica. Talvez algo em você ou algo relacionado a você esteja morrendo ou precise morrer… um traço de personalidade, uma visão de vida, um comportamento, um paradigma, um projeto de vida que precise morrer para dar lugar a outro… enfim, são muitas possibilidades se pensarmos no sentido amplo. Por que no sonho quem morre é seu irmão e não você? porque a linguagem do sonho é simbólica e seu irmão na verdade representa você, uma parte de você não reconhecida ou uma parte mais juvenil; o su irmão tem algo de você e como talvez fosse desestruturante pra vc sonhar morrendo, o inconsciente ameniza, disfarça, camufla a mensagem. Para reduzir as possibilidades e compreender o recado específico do sonho, tem-se que levar em conta as singularidades de cada pessoa, o que somente pode ser feito pela própria pessoa (se ela tiver muito treino e sofisticação analítica) ou em processo terapêutico. Lamento não poder ajudar mais. Abraço, Daniel.

      • Muitíssimo obrigado!

        Você me ajudou imensamente. Posso, evidentemente, estar enganado. Mas, agora, ao ler suas palavras, tenho uma grande convicção de que entendi o significado dos sonhos.
        Vou resolver isso!
        Muito obrigado!
        Abraços

  22. Olá bom dia, meu nome é Alvaro Valentim da Silva. Li a respeito do que vc escreveu sobre sonhos recorrentes e gostei muito do que vc disse. Gostaria muito que me ajudasse por favor, pois tenho tido sonhos recorrentes por toda minha vida e não posso contar pra ninguém. Nem mesmo para pessoas da minha família. Tenho medo de que essas pessoas pensem que eu esteja ficando maluco. Tive que buscar algo no Google a respeito de sonhos recorrentes e chegar até essa sua mensagem porque eu ja não aguento mais ter esse sonho quase duas ou três vezes por semana e não saber o real significado dele.
    ja pesquisei na internet, Sites de significados de sonhos mas detalhadamente não obtive resposta nenhuma. Por isso te peço humildemente que me ajude.
    Vamos lá! Meu sonho recorrente é o seguinte: Quase sempre sonho que sou um Super herói salvando uma cidade inteira. Ridículo né? Mas começa por aí. Sou um super herói com poderes inigualáveis que ajuda as pessoas e os salva de coisas ruim, pessoas ruins ou catástrofes mundiais. As vezes sou um herói conhecido popularmente como Batman, Superman… Outras eu sou um herói desconhecido, mas com lindas asas. mas o tema é sempre o mesmo: Sou um super- herói que ajuda alguém ou algumas pessoas.

    Já busquei significados desse tipo de sonhos em Sites, mas só encontro Herói, nunca Super-Herói.

    Desde já lhe agradeço por toda ajuda e que deus lhe ilumine cada dia mais.

    Feliz Natal.

      • Boa tarde Dona Carmelita. Muito obrigado por sua ajuda. O que está escrito tem muito haver com minha situação realmente. Eu só precisava de um conforto porque já não aguentava mais acordar com duvidas sobre o meu sonho. Deixou bem esclarecido e claro para mim. Você não faz idéia do quanto me é gratificante obter essa informação. E o que é estranho: Bate igualzinho com meu passado triste que tive na infância. Hoje sou uma trabalhador… Uma simples mola propulsora que movimenta a Economia desse país lindo que se chama Brasil… Mas eu já sofri muito na infância com meus pais. Indo parar muitas vezes em orfanatos e até perambular nas ruas do centro do Rio de Janeiro (veja como tudo faz sentido). Tenho muito orgulho de dizer que já fui menino de rua.

        Fico muito agradecido e espero que tenhas um ano cheio de amor, paz, felicidades e principalmente conforto espiritual. Conforto esse que acabou de me proporcionar sem me cobrar nada por isso.

        Deus te abençoe.

  23. Ola, assim como meus colegas eu tb tenho sonho recorrente. No sonho estou sempre com algo entre o céu da boca e a garganta, como uma gosma grudenta. Eu passo o sonho todo tentando tira-la, mas ela estica e não acaba nunca, alem disso machuca, e sinto como se fosse real a dor e o inchaço.
    Pode me ajudar a interpretar?
    Obrigada

  24. Sonhos recorrentes com ovnis. No início, os sonhos eram apenas de avistamentos. Mas sempre sentia muito medo, pois nos sonhos sentia que eles estavam atrás de mim. E, sempre nos sonhos, como que “sabia” que eles não eram bem intencionados. E as supostas “naves”, que antes nos sonhos estavam apenas nos céus, passaram a se aproximar cada vez mais do solo, por assim dizer. O último sonho que tive foi assustador: estava dentro de casa, percebi as naves pousando, e um dos ocupantes tentou me puxar por uma porta. Vi seu rosto e me recordo perfeitamente dos traços. Acordei sem conseguir me mexer, completamente gelada. Passei dias olhando para o céu, com um medo “real” de que fossem aparecer, e , em menor grau, continuo sempre com essa sensação. Estou ficando até meio “paranóica . Gostaria de uma sugestão.
    Obrigada.

    • Eu também tenho sonhos recorrentes com extraterrestres. Sonhos parecidos com o relato que vc postou aqui. Desde muito pequena, tipo uns 05 anos sonho com eles. Antes eram só naves, mas eu sabia eu sentia como se eles estivessem atras de mim. Depois de adulta sonho que possuo até ter poderes como se eu fosso um pouco deles… As vezes os vejo como humanos, outras diferentes mas não me recordo do rosto deles. É como se eu os pudesse sentir até mesmo acordada. As vezes tento fugir, outras vezes me conformo, talvez me identifique com eles. Muito louco… Quem me conhece, sabe desses meus sonhos, uns riem, outros me falam que talvez eu seja uma deles… Eu apenas gostaria de entender o motivo desses sonhos recorrentes e quase que reais tamanha a intensidade quando sonhos com eles… Para falar a verdade eu gosto hoje de sonhar este sonho, já não sinto mais tanto medo…

    • Apenas deixe de ter medo dos ETs e de suas naves, se os alienígenas fossem mesmo malévolos já teriam nos destruído. Deixe de ter medo deles e os sonhos cessarão, funcionou comigo.

    • Ana… Vivo uma situação exatamente IDÊNTICA à que vc descreveu. Assustadoramente iguais são meus sonhos. Parece que vc relatou os meus sonhos recorrentes.

      Tb qria uma solução pra isso (se é que existe), pq tais sonhos me assustam, me aterrorizam, eu diria.

  25. Oii então a mais de meses que sonho com a mesma coisa que e com umae ex amiga minha que eu convivi 6 anos ao lado dela ela era quase minha ermã mais ouve um desacerto entre nos e ela virou a menina que quase estragou minha vida e que hoje eu sinto muinta raiva dela e não entendo o porque muitas vezes que volto a ser amiga dela não são os MSM sonho que estão as MSM coisas que estou no mesmo lugar são em lugares diferentes mais em todos sonhos eu volto a ser amiga dela mais fora desses sonho eu odeio ela por que isso O.o ?

  26. olá, bom dia!
    Gostaria de pedir ajuda com relação a sonhos que estou tendo com frequencia,estou sonhando quase toas as noites com aguas transparentes,locais diferentes,situações diferentes,porem sempre com muita agua presente,agua de chuva,mas nao é agua avassaladora,mas tranquila,calma,quantidade grande,por favor,me ajude.Obrigada!

  27. Ola, bom dia !!!

    Tenho sonhado sempre com muita água, dentro da água, encima da água, isso está me incomodando muito pois sempre que sonho com água rasa, ou funda, sei lá…morrem pessoas bem próximas a mim, tem aproximadamente 2 meses que sonho todas as noites dentro da água, passando perto de água.

    Obrigada.

    Waldete

  28. Ola! Sonho sempre com meu ex marido, estamos separados a 8 anos e sempre os mesmos sonhos, q estamos casados como se nada tivesse acontecido, ou estamos nos separando! To intrigada pq sei q não o amo, não o admiro….enfim! Não consegui me relacionar com mais ngm seriamente depois do divorcio, só aventuras, amizades coloridas….esse é meu conflito, entender meus sonhos ou seria pesadelos….(rs)!!! Bjo

  29. bom dia! A cinco anos sonho que retorno para minha antiga casa,o que isso quer dizer???
    Me ajude obrigada!

  30. Olá,gostei muito do seu Blog. Suas respostas são sinceras e objetivas. Já entendi que vc não interpreta sonhas e sim uma ” Analista ” . Gostaria de compartilhar aqui também o meu sonho recorrente apenas como desabafo pois já entendi que para uma interpretação maior é necessário ajuda de um profissional .
    Sonho sempre com Crianças e especialmente nessa ultima semana, sonhei todos os dias com esse tema. e sempre ajudando essa Criança de alguma forma …..

    • Sim, Noemia. Corretíssima a sua percepção. Ela revela que vc teve o cuidado de ler comentários anteriores, sinal de inteligência e cuidado. Parabéns. Obrigada por visitar o Psicopauta e por compartilhar conosco sua experiência, que vc poderá entender melhor com análise apurada e posso lhe adiantar que vc vai gostar de saber o que parecem apontar. Numa análise bem superficial só posso lhe dizer que talvez seu inconsciente esteja lhe avisando de mudanças, renovação, projetos novos ou esperança. Boa sorte. Abraço.

  31. Boa noite, há um bom tempo venho tendo pesadelos recorrentes, daqueles de tirar o fôlego daqueles que a gente acorda suando e sentido a dor da ferida aberta no corpo, praticamente todas a noites tem sido assim nos ultimos 4 ou 5 meses, recentemente em uma consulta com meu medico contei a ele um pouco dos meus dilemas, problemas frustrações e temores e ele me aconselhou a procurar um psiquiatra ou terapeuta, pois segundo ele tudo indica que tenho um quadro de depressao severa e sindrome do panico, acontece que tenho muito medo, na minha familia muitas pessoas desenvolveram algum tipo de disturbio, minha mae era bipolar, minha avó nao foi diagnosticada, mas segundo meus parentes ela sofria de um leve disturbio de personalidade, minha tia tem esquisofrenia periferica, e eu venho tendo esses pesadelos recorrentes, tenho tido fortes dores de cabeça, muitos ataques de panico e uma solidao muito grande.
    Sei que o certo é procurar o quanto antes um profissional que possa me ajudar, mas confesso que estou apavorada com a possibilidade de eu ter alguma doença mental ou algum disturbio.
    Sofro de uma ansiedade desmedida que me leva a comer muito, mas muito mesmo, meu estomago dói se eu comer pouco, meu corpo fica tremulo como se eu nao me alimentasse ha varios dias, sei que não é obrigação sua, mas voce poderia me ajudar? Poderia me enviar algum material para leitura para que eu tivesse um pouco mais de esperança e tranquilidade?
    Tenho dois filhos, dois meninos lindos um que vai fazer 12 anos esse mes e outro que fará 3 anos em junho, nao quero ve-los sofrendo com uma mae paranoica e doente!!

  32. Por que sempre sonho e acordo acreditando que seja verdade demoro um tempo para saber que não é verdade, quando eu sonho e acordo demoro um pouco tipo ate 5 min pra saber que é só um sonho mais quando sonho e acordo e alguem mim diz que foi so um sonho volto a dormi no mesmo instante!
    mais o que quero saber mesmo e por q alguns sonhos estao se repetindo exemplo: sonhei mim engasgando no primeiro sonho era como se eu engolise o pingente de um colar mais quando engulo ele acordei sentindo ele na minha garganta e nao conseguir voltar ele e tbm nao engolia com muito medo! ja ontem acordei como se eu tivesse com um garfo na boca ai o garfo quebrava ai eu engolia a parte do garfo que agente coloca na boca e ai mim acordei com se tivesse engasgado fui ate o banheiro da minha casa fiquei cuspindo por varias minutos mais sentindo o garfo na boca ai foi quando vie que era um sonho e fui dormii mais mesmo eu sabendo que era um sonho continuei sentindo e achando que era verdade?

  33. Tenho um sonho recorrente que moro em uma casa e quando saio no quintal eu descubro a existência de uma praia, chego ate a entrar no mar, esse mar é normal, tranquilo, mas a praia é cheia de rochas, mato, e em todos os sonhos eu me lembro, no sonho mesmo, que já sonhei com isso antes. E quando volto a casa e conto às pessoas sobre a existência dessa praia elas nao acreditam, e tenho que insistir muito para convencê-las de ir até lá.

  34. Olá,a alguns anos tenho o sonho de q uma casa “abandonada” da minha avó é mal assombrada,ele sempre se repete de formas diferentes mas com a mesma situação, e de fato ela tem a casa.Desde q comecei a pensar em me mudar pra lá c meu namorado o sonho tem se repetido c mais intensidade e é um pesadelo(literalmente).
    A casa n deve ser mal assombrada, ela é nova e muito bonita, mas gostaria de saber se a sra vê algum significado pq eu n entendo,obrigada.

  35. Olá, tenho um sonho recorrente desde a minha infância, hoje tenho 19 anos. No qual estou caminhando na sala da casa de minha bisavó (que ainda está viva), e da sala parto para o corredor, e o chão começa se inclinar e eu despenco, nesse momento eu assusto e nunca consigo continuar o sonho. Qual a provável interpretação?
    Por favor me ajude, este sonho me atormenta a anos.

  36. Gostei muito do texto.
    Frequentemente sonho que de minhas mãos saem agua que curam pessoas que amo ou que destroem aqueles que querem me fazer mal. Me ajude, por favor a saber o significado desse sonho…

  37. olá bom dia, sou Carlos Eduardo,minha mulher fala que eu sonho todo dia com a mesma coisa,diz que fico gemendo tipo tendo relação sexual,mas só que eu não lembro de nada,ela nem esta dormindo mais comigo por conta disso,me ajude por favor..obrigado.

  38. Tenho um sonho recorrente com um ex-namorado. Que ainda encontro as vezes, atualmente, como amigo.
    No sonho, ele esta comigo em alguma situaçao intima, mas me conta que esta saindo com outra, todo feliz, q a outra é isso e aquilo, que ele gosta e tal. Eu sinto entao muita raiva, bato nele, arranho, mas ele esta sempre sorrindo pra mim, repetindo que gosta da outra, como que debochando da minha reação. O sentimento é real, desespero, uma angustia tão forte que eu acordo. E acordo me sentindo mal.
    Sim, ele me traiu, me enganou mais de uma vez. Até hoje acho que ele mente.
    Este sonho se repete muito mesmo. E ja acontecia quando eu ainda estava com ele.

  39. Camelita
    Venho a dias tendo sonhos estranhos, até íntimos com uma pessoa que não me interessa, não gosto dela, só a conheço de vista, não sei nada sobre ela, o sonho vem se repetindo por vários dias, só mudando o cenário, sempre em lugares diferentes, eu indo atrás dela, ou ela de mim. Se sou eu que vou, ela me ignora e vice versa. Estou intrigada com a situação, o que pode ser isso? Não encontro nenhum sinal de nada nesse sonho.

  40. Olá vim pesquisar sobre sonhos pois eu tenho um sonho frequente com minha casa de infância …Fiz a besteira de fugir com um namorado meus pais foram me buscar claro, depois disso me levaram para casa de uma tia e nunca mais voltei a essa casa … Já passei na frente dela mas nunca mais entrei …
    Sonho sempre que estou tentando entrar nela ver apenas meu quarto mas nunca me permitem eu sempre chego pertinho de entrar mas os donos me barram, a casa sempre está muito diferente reformada até luxuosa mas eu sei que é a minha casa de infância, eu sinto…
    Já tentei invadir, já tentei pedir e nunca me permitem… acordo frustrada e chorosa, sinto muita falta de todos lá fui muito feliz naquele bairro mas fui arrancada de lá como se eu tivesse que viver algo ali mas foi interrompido… Fiz um reencontro a alguns meses com o pessoal de lá e foi ótimo …
    Mas a casa está sempre nos meus sonhos assim como algo inalcançável…

  41. Carmelita, tenho tido um sonho recorrente com a minha avó já falecida e com a casa que ela morava, hoje abandonada. Sempre sonho que estou na casa a procura de algo, já sonhei inclusive com um espirito de uma criança la dentro a qual conversei bastante com ela, explicando que ela havia morrido, pois no sonho ela não sabia. O último sonho que tive, acordei chorando muito angustiada.

    • Veja respostas minhas anteriores, Jéssica. Não posso interpretar sonhos das pessoas de forma individualizada porque conteúdos são individuais e eu teria que conhecer a psicodinâmica de cada um. Lamento, mas não é possível fazer isso, exceto em relação a pessoas que atendo toda semana e de quem conheço o funcionamento.

  42. Olá, eu gostaria de lhe contatar por email, eu tenho uma dúvida GIGANTESCA, você poderia me ajudar não irei tomar muito seu tempo. Eu não queria expor tudo aqui em um comentário. Ficarei grata se puder dispor um pouco do seu tempo!

  43. Olá, eu sonhei com uma sombra assustadora que me perseguia e queria me matar , acordei do pesadelo e ao voltar a dormir voltei a mesma cena ??

  44. Bom dia Doutora. Após uma atitude não sóbrio entre outras as quais me arrependo muito, descobri que impor as mãos na cabeça de pessoas perturbadas e orar por elas não é uma boa coisa a se fazer. Fiz isso recentemente, e o cidadão lançou-me uma especie de seta se assim posso dizer. Confesso que na hora fiquei bem atribulado, diria bem agitado e perturbado. A primeira semana foi bem terrivel para dormir, com sintomas de medo, panico etc. Agora, graças a Deus estou mais tranquilo mais sonho todas as noites e chegou a acordar varias vezes à noite e tenho pesadelos diversos, basta fechar os olhos que lá vem os malditos pesadelos. Pergunto: qual o profissional mais recomendado dentro da psicanalise devo procurar ? como andei lendo acima, o inconsciente sempre quer quer nos dizer algo por meio dos sonhos. obrigado! fica com Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s