Formação de compromisso: sintomas

O sintoma fala mesmo àqueles que não sabem ou que não querem ouvi-lo”. Para a Psicanálise, o sintoma é uma formação de compromisso, isto é: “um certo arranjo entre o desejo inconsciente, as normas e permissões culturais e as possibilidades reais de satisfazer um desejo”. É o resultado de um emaranhado de forças conflitantes inconscientes.

São representações de conflito entre conteúdos recalcados (desejos inconscientes) e exigências defensivas. O sintoma é a solução encontrada pelo sujeito para mediar o conflito entre os elementos, cuja satisfação é censurada, e a defesa, que visa manter a integridade do indivíduo diante do perigo do desejo proibido.

Para solucionar o conflito, a formação de compromisso entra em ação. Nesse sistema, o que foi recalcado pode ser admitido na consciência, pois se apresenta de tal forma descaracterizado que não apresenta risco. É uma forma de reconciliação entre a oposição dessas tendências.

O retorno do desejo, do conteúdo recalcado pode ser manifestado pelo deslocamento, pela condensação, pela conversão, entree outras possibilidades, evocando o material que não pode ser realizado por via direta. Assim, nessa relação com as pulsões, o sujeito se utiliza de defesas para direcioná-las de modo socialmente aceito, ou seja, submetido à Lei. “O sintoma é, então, definido como a realização de uma fantasia de conteúdo sexual, ou seja, representa, na totalidade ou em parte, a atividade sexual do sujeito provinda das fontes das pulsões parciais, normais ou perversas” (DIAS, M.G.L.V. O sintoma: de Freud a Lacan. Psicologia em Estudo).

Um exemplo concreto: uma mulher, separa há um mês, desmaia e é internada com dor generalizada nos membros inferiores. Para a psicóloga do hospital ela relata que desmaiou após almoçar costela, que era o prato preferido do ex-marido. Ele confessou a ela que estava vivendo com outra mulher durante uma refeição em que a paciente comia costelas. A dor e o desmaio é formação de compromisso, manifestada em forma de conversão (transtorno dissociativo).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s