Francisco de Assis, um santo cortês

Para São Francisco de Assis a cortesia é fundamental. Ele diz: “A cortesia é divina. Deus é cortês, porque dá o sol e a chuva aos bons e a os maus, aos justos e aos injustos”. Francisco pede aos frades para serem absolutamente corteses,  gentis e finos. Porque Deus age assim conosco; trata-nos com gentileza,  a nós que somos pecadores, miseráveis. Em vez de nos matar, continua nos amando, dando-nos tudo o que precisamos. Então ele pede aos frades que sejam “curialíssimos”, que é um termo latino para expressar o trato fino nas cúrias (cortes).

A palavra cortesia deriva da palavra corte, do gesto refinado. Os frades franciscanos eram pobres, miseráveis, vestiam-se mal, passavam fome, mas eram absolutamente delicados, refinados. Essa contradição, esse choque e esse paradoxo causavam fascínio na população.

Notamos nas orações de São Francisco, na forma como ele reza, a extrema delicadeza e o refinamento que ele tem ao falar de Nossa Senhora e dos santos. Os aditivos que ele coloca são todos aditivos de excelência, de quem cultiva este espaço interior da cortesia.

A cortesia não é uma mecânica de hábitos refinados, de quem leu manual de boas maneiras e sabe como andar, comer, se comportar. Não é só isso. A cortesia nasce de dentro, nasce da experiência e da cortesia de Deus. É o que faz você vibrar sempre na sintonia do outro. Então, Francisco era o irmão cortês que nos pede para sermos também corteses uns com os outros, no trato com os animais e com a natureza. Para RESPEITAR O PRINCÍPIO DE VIDA que há em todos e em tudo.

Fonte: TERAPEUTAS DO DESERTO – De Fílon de Alexandria e Francisco de Assis a Graf Dürckheim.

Autores: Leonardo Boff e Jean Yves Leloup               Editora: Vozes, 1997.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s