O Pequeno Miguel e outras histórias

Ontem, minha querida sobrinha Letícia, estudante de Farmácia, mostrou-me um tesouro: um livrinho antigo, editado em 1867. Ela o encontrou no escaninho do pai, o qual ficou receoso de me emprestar tal preciosidade. Diante do meu pedido, ele fez longo silêncio, provavelmente desejando encontrar uma forma de me dizer “não”. Sem conseguir fazê-lo, começou dizendo “Tu sabe que isso é um tesouro?!”. Ao que respondi: “Sei. por isso quero emprestado, mas acaso você julga que não saberei cuidar de seu tesouro?” A contragosto ele me emprestou o livrinho, do qual tratei de copiar as partes que me interessaram. Transcrevi algumas histórias,  que o educador do século 19 julgava úteis  no ensino às crianças, mas o livrinho contém outras preciosidades históricas, que colocarei neste blog em outro momento. Por enquanto quero disponibilizar o conteúdo usado como analogias para facilitar aos professores da época (e da atualidade) lições de comportamento, moral, ética e até de noções de higiene. Realmente uma preciosidade. Os pequenos contos estão postados na página HISTÓRIAS.

Deixe um comentário

