Sobre Complexo Materno

Acabo de postar na página ARTIGOS um texto sobre Complexo Materno. Escrito pela psicóloga junguiana Vanilde Gerolim Portillo, do Rio. Explica a força que pode ter um complexo constelado, como no homem o complexo materno pode se manifestar em forma de homossexualismo, donjuanismo ou impotência sexual.  Descreve um pouco da dinâmica do homem eterno adolescente e os aspectos construtivos do donjuanismo positivo. Uma leitura enriquecedora.

“Quando nos referimos ao termo “Complexo” nos remetemos, invariavelmente, a idéia de que um monstro nos ronda e a qualquer momento poderá nos atacar. Sempre surge como uma conotação psicopatológica. Quando falamos que alguém tem um complexo, preconceituosamente, pensamos que a pessoa tem uma doença, um problema psíquico. No entanto, como já vimos, os complexos não são negativos em si, os seus efeitos é que se apresentam negativamente.

Quando um complexo é constelado indica que está havendo um desequilíbrio na psique e que há uma unilateralidade entre seus componentes bipolares. Neste sentido, os efeitos dos complexos deverão ser vistos como sintomas de que algo vai mal na organização interna do indivíduo ou que há conflito interno. A constelação de um complexo tira o indivíduo da inércia, apatia e o impulsiona para a atividade. Uma vez que há sofrimento haverá a tendência de sair dele. Se bem resolvido, o conflito poder ser visto positivamente, pois implicará num upgrade da personalidade, um salto qualitativo na vida da pessoa. Leia o artigo completo neste link COMPLEXO MATERNO.

Anúncios

2 comentários sobre “Sobre Complexo Materno

  1. Olá Carmelita tudo bem? adorei seu blog. Muito interessante, bem escrito e fundamentado. O Tema é bastante pertinente. Muitas pessoas sãoa cometidas desse complexo. Ao seu ver qual a melhor forma de sana-lo?
    abrs

  2. Oi, Dangling!
    Agradeço os elogios ao blog; você é gentil. Respondendo sua pergunta: honestamente, não conheço outro caminho que não seja o do processo analítico. Abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s