Exercício para o cérebro na velhice

O que fazer para retardar a deterioração cognitiva na velhice? Seis são as propostas dos especialistas: ler, escrever, jogar cartas, fazer palavras cruzadas, debater e escutar músicas. Praticar esses exercícios para cérebro pode dar bons resultados, é o que afirma um estudo publicado em ‘Neurology’, coordenado por Charles B. Hall, do Colégio de Medicina Albert Einstein (Nova York, Estados Unidos).

Segundo os pesquisadores, as pessoas que sofrem de demência experimentam primeiro uma acelerada perda da habilidade cognitiva, especialmente da memória. Esta fase prévia de declive é a que se pode retardar simplesmente lendo ou fazendo “cruzadas” diariamente.

Como se chegou a essa conclusão? Um estudo realizado entre 488 pessoas, com idade entre 75 e 85 anos, realizado ao longo de cinco anos. Os pesquisadores analisaram a freqüência com que essas pessoas participavam dessas seis formas de passar o tempo livre. Para cada atividade realizada foram computados sete pontos; vários dias da semana mereciam quatro pontos e uma vez em sete dias, apenas um ponto.

Aqueles que ao longo do período do estudo desenvolveram demência, 101 dos participantes, tinham uma média de sete pontos ao todo, o que significa que suas atividades haviam se limitado a uma atividade diária. Dez deles não realizaram atividade nenhuma e 11 só uma vez por semana..

“Observamos que por cada atividade que o indivíduo acrescentava por dia, a perda da memória se atrasava por 0,18 anos”, assinalaram os pesquisadores.

O atraso na deterioração foi maior ainda, de 1, 29 anos, quando a pessoa participava 11 vezes por semana das atividades propostas.

Participar desse tipo de ‘passatempos’ que estimulam a mente “pode ajudar a  manter a vitalidade cerebral, independentemente do  nível educativo”, conclui Hall.

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