Profeta Gentileza (II)

Estou encantada! Acabo de encontrar um excelente  curta-metragem sobre o Profeta Gentileza! Maravilhoso! Com a qualidade de produções patrocinadas pela Petrobras, o vídeo tem depoimento do próprio José Datrino, o poeta, profeta, sociólogo, ecologista, missionário… louco?  Graciosamente louco para salvar a humanidade.  Já conhecia o  site PORTA CURTAS,  mas ainda me surpreendo com as excelentes coisas exibidas por lá. Quem gostar, pode aproveitar para assistir a outros bons trabalhos do diretor Dado Amaral, clicando sobre o nome dele na ficha técnica do curta. Assista GENTILEZA.

Fazendo justiça: descobri o vídeo no blog O IMPRECIONISTA.  Lá podem ser vistos os murais de Gentileza.

 

 

“Gentileza pregava o amor fraterno e propunha às pessoas que dessem atenção umas às outras e criassem intimidade, o que faz muito bem à saúde. Um profeta é isso: alguém que ilumina as pessoas”. São palavras de Marisa Monte, que compôs em homenagem ao profeta das ruas a música “Gentileza”, do disco Memórias, Crônicas e Declarações de Amor.

Gentileza chamava-se José Datrino, vivia em Guadalupe, zona norte do Rio e tinha uma pequena empresa de transportes de carga. Aos 44 anos de idade, no dia 23 de dezembro de 1961, seis dias depois do incêndio de um circo em Niterói que matou 500 pessoas, teve uma “revelação”. Ouviu  “vozes do astral” mandando-o largar tudo e começar a cumprir uma missão maior.  Ele obedeceu; mudou-se para o local da tragédia, plantou um jardim de flores sobre as cinzas e viveu lá por quatro anos, consolando os familiares das vítimas. Durante os 35 anos seguintes viveu guiado pelo espírito de fraternidade e solidariedade franciscanas.

Leonardo Boff disse sobre o Gentileza: “Todos os fundadores de ordens religiosas, como Santa Tereza Dávila ou São Francisco, tiveram uma revelação, um mergulho na experiência originária. O Gentileza teve isso claramente. Eu acho que, junto com São Sebastião, ele deve ser considerado patrono do Rio de Janeiro. Ele é o São Francisco do século 21”.

Postado por Carmelita Rodrigues

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s