Mitos da Infidelidade

“A traição fere os ideais românticos de amor, comprometimento e exclusividade que caracterizam os relacionamentos amorosos contemporâneos. E boa parte das crenças que a cercam estão envoltas em equívocos e idéias que não correspondem à realidade”.

 

O título e o resumo acima são de matéria publicada na revista Ciência e Vida PSIQUE (Edição nº 33), na coluna Relacionamento. O texto pode ser visto também em versão eletrônica em Ciência & Vida PSIQUE. A matéria destaca que o ciúme está relacionado ao desejo de exclusividade e relaciona mitos criados em torno da infidelidade, como por exemplo, “todos são infiéis e este comportamento poderia ser considerado normal”. Outros mitos citados na matéria: “quem ama não trai”; o oposto disso: “quem trai não ama” e” traição leva ao fim de um casamento”. Há aspectos e pontos de vista bem interessantes na matéria, como este:

Ao término da paixão, quando esta se transforma em amor e o olhar e o investimento potencialmente se deslocam, é preciso reprimir os impulsos para tentar garantir o que chamamos de fidelidade. Mas o que se concebe, afinal, como infidelidade?
Para Drigotas & Barta (2001), a infidelidade pode ser definida como uma “violação das normas dos parceiros que regulam o nível emocional ou da intimidade física com pessoas fora do relacionamento” (Drigotas & Barta, 2001, p. 177). Para Pittman (1994), infidelidade é uma quebra de confiança, ou ainda, o rompimento de um acordo. A infidelidade poderia ser sexual, emocional ou ambas. Infidelidade sexual envolve contato sexual, tal como beijar, ter contato íntimo, praticar sexo oral ou intercurso sexual. Infidelidade emocional envolve a formação de um apego ou uma afeição por outra pessoa e pode abranger comportamentos como flerte, encontro, conversas íntimas ou apaixonamento
.” 

 

Para quem se interessou, a íntegra do texto está no link MITOS DA INFIDELIDADE

 

Postado por Carmelita Rodrigues, em 09.11.08

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s