Síndrome do Pânico: compreensão e tratamento

O transtorno do pânico vem sendo diagnosticado com relativa freqüência entre pessoas de diferentes faixas etárias e nível sócio-econômico. Afeta um grande número de pessoas, causando grande sofrimento. A boa notícia é que há tratamento eficaz para esse mal que tanto desestrutura a vida das pessoas.

A Síndrome do Pânico, manifestação física e psicológica de intensa apreensão, temor ou terror que surge sem causa aparente e em forma de ataques súbitos. Investigando a origem desse transtorno pela ótica da Gestalt-terapia, é possível afirmar que o pânico se desenvolve a partir de experiências de desamparo, real ou imaginário, em que o sujeito vivencia o conflito interno entre situações ao mesmo tempo intolerantes e indispensáveis. Diante do impasse, o organismo recorre a mecanismos de defesa, buscando preservar a sobrevivência, e desenvolve a neurose do pânico.

A crescente incidência de casos pode ter relação com o modo de vida contemporâneo, em contextos de individualismo, competitividade exagerados e falta de compartilhamento de cuidados com as crianças, , comum em décadas atrás. É o que sugere Mário Eduardo Costa Pereira (2003).

Pesquisas recentes e a experiência clínica mostram que em muitos casos só o uso de remédios não leva à remissão completa dos sintomas. Embora os medicamentos apresentem eficácia na redução das crises, em muitos casos os pacientes continuam apresentando sintomas de ansiedade, medo de novos ataques, necessidade de apoio externo e dependência do suporte médico mesmo após anos de tratamento. LEIA O TEXTO COMPLETO.

 

Postado por Carmelita Rodrigues, em 08.11.09

Anúncios

2 comentários sobre “Síndrome do Pânico: compreensão e tratamento

    • Oi, Rita! Obrigada! Seu site também está bonito e com o tempo vc irá enriquecer o conteúdo, acrescentando mais artigos e outras informações. A proposta de vcs é interessante. Sucesso e boa sorte, abraço, Carmelita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s