Depressão: explicações sócio-psicológicas

A depressão parece ser um produto dos séculos XX e XXI. A instabilidade e as incertezas próprias da pós-modernidade estariam entre as prováveis causas. A falta de segurança, a instabilidade nos empregos e nas relações afetivas ou em outras esferas da vida dão a sensação, consciente ou não, de que tudo é muito instável e passageiro. E a insegurança nos leva a buscar refúgio em nosso próprio interior.

 

A cobrança permanente por marcas externas de “sucesso” (a qualquer custo!) intensifica a ansiedade e angústia das pessoas. Essa cobrança incide com muita força sobre o sujeito. Assim, a dificuldade ou mesmo incapacidade de adaptação ao mundo atual pode estar por trás da grande incidência de depressão. Com medo e sentindo-se insegura, inconscientemente a pessoa só enxerga como saída recolher-se no interior, “entrar em si.”

 

A reação depressiva é algo normal, principalmente em casos de perdas. Normal e até necessária, já que precisamos fazer reflexões, movimentos de auto-conhecimento. Anormal é permanecer em depressão. “É preciso entrar para buscar a riqueza do interior, mas em seguida deve-se subir à superfície para usufruir da riqueza descoberta”. São palavras de um alquimista.  

 

Na visão de alguns pesquisadores, a depressão decorre do fato de estarmos nos nutrindo mal (nutrição espiritual); de não estarmos encontrando tempo para o sagrado; de estamos desrespeitando a necessidade natural do ser humano de se conectar com o divino, com valores ancestrais.

  

Postado por Carmelita Rodrigues, em 31.10.08

 

Anúncios

Um comentário sobre “Depressão: explicações sócio-psicológicas

  1. É muito fácil dizer que estamos nos nutrindo mal, mas quando se perde todas as esperanças na vida, tudo tipo de fé se torna impossível, desde a fé pessoal até a fé religiosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s