Uso de maconha encolhe o cérebro

Duas importantes pesquisas comentadas no site BBC Brasil informam sobre os efeitos da maconha. Em um dos estudos, os cientistas descobriram que fumar maconha com freqüência e por tempo prolongado pode encolher partes do cérebro, afetando a memória e as emoções. Esse estudo, feito na Austrália, foi realizado a partir da observação de quinze usuários de maconha e 16 pessoas que não fumavam a droga.
De acordo com a pesquisa, os usuários de maconha apresentaram pior desempenho em testes de memória verbal e mais propensão para ter sintomas leves de doenças psiquiátricas como esquizofrenia.
Quem já conviveu com usuários de maconha sabe que eles apresentam comportamento agressivo. Os sujeitos avaliados nesse estudo apresentaram redução de 7% da amigdala cerebelar, a parte do cérebro que tem importante papel no controle da agressão e do medo.

A outra matéria é sobre a possibilidade da ciência recorrer apenas aos efeitos positivos e medicinais da maconha. Cientistas descobriram uma substância química capaz de bloquear o efeito psicotrópico da maconha sem interferir nos seus benefícios medicinais.
“Segundo os especialistas, o THC (tetrahidrocanabinol), o ingrediente ativo da maconha, estimula proteínas no cérebro que atuam nos receptores canabinóides. Quando ativadas, essas substâncias produzem o efeito medicinal da droga, como alívio da dor, mas também seus efeitos psicológicos.
De acordo com a pesquisa, o organofosfato (substância química usada em pesticidas), quando combinado com o THC suprime os efeitos psicotrópicos da maconha, sem interferir no efeito medicinal proporcionado pelo uso da droga.” Por enquanto a combinação foi testada só em ratos, mas o estudo abre caminho para novas pesquisas. O título dessa segunda matéria é Agente químico pode bloquear efeito psicotrópico da maconha

Anúncios

4 comentários sobre “Uso de maconha encolhe o cérebro

    • eu ja usei maconha e tenho uma grande pre-disposicao a doenca mental depois disso tive uma grande recaida,comecei a apresentar problemas de estado de nervos gravisimos que me causou grandes problemas

  1. Como assim “quem já conviveu co usuários sabe que apresentam comportamento agressivo”??? Não mesmo, definitivamnte! E mais: muito pelo contrário: são pessoas que veem a vida de forma mais positiva, que tem metas e objetivos como qualquer outra pessoa e tem um pouco mais de alegria na realização de suas metas. São pessoas menos estressadas.

  2. Usei e uso… Mas tenho tendência a esquisofrenia. Já tive surtos por causa dela. Mas não acho errado fumar uma vez por mês, ou por ano! A maconha é uma espécie de guia.
    Mas sempre que fumo me da vontade de fumar mais e mais… Acho que o próprio medo de meu pai e minha mãe descobrir desperta-me tendencias esquisotipicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s