A Prática da Psicoterapia

Obra clássica de Carl Gustav Jung, A Prática da Psicoterapia* é um livro de indiscutível relevância, sobretudo para praticantes da Psicologia Clínica, mas também para todos que desejam aprofundar conhecimentos sobre psicoterapia e entender o pensamento de Jung. Para melhor exemplificar o conteúdo do livro, transcrevo alguns tópicos:

Aquilo que não está claro para nós, porque não o queremos reconhecer em nós mesmos, nos leva a impedir que se torne consciente no paciente, naturalmente, em detrimento dele.” Pág.06

O psicoterapeuta está arriscado a contrair infecções psíquicas não menos perigosas [do que as contraídas por médicos em hospitais]. Assim sendo, por um lado corre o perigo de envolver-se nas neuroses de seus pacientes; por outro, ao procurar proteger-se contra a influência destes sobre si, pode privar-se do exercício do efeito terapêutico.” Pág. 16.

A causa da neurose é a discrepância entre a atitude consciente e a tendência inconsciente.” Pág.17

A fantasia é a atividade espontânea da alma, que sempre irrompe quando a inibição provocada pela consciência diminui ou cessa por completo, como no sono.Durante o sono, a fantasia manifesta-se em forma de sonho, mas mesmo acordados continuamos sonhando subliminarmente, e isso principalmente devido aos complexos recalcados ou de algum modo inconscientes.” Pág. 54

A retirada da projeção só pode e deve ser retirada gradativamente.” Pág. 96

Como pode ser visto nos trechos citados, o livro contém indicações quanto aos fundamentos e princípios que orientam a concepção prática de Jung sobre psicoterapia e estão reunidos nos seguintes tópicos: princípios básicos da prática da psicoterapia; o que é psicoterapia; alguns aspectos da psicoterapia moderna; os objetivos da psicoterapia; os problemas da psicoterapia moderna; psicoterapia e visão do mundo; medicina e psicoterapia; psicoterapia e atualidade e questões básicas da psicoterapia.

O livro contém temas abordados por Jung em conferências e é o décimo sexto volume das obras completas de Jung.

*Editora Vozes, 9ª edição, RJ, 2004

Postado por Carmelita Rodrigues, em 13.01.08

5 comentários sobre “A Prática da Psicoterapia

  1. Lendo me interessei, O Dr. Moacir, que vc comentou, é clinico???
    Me passa o contato dele de qualquer forma…

    Valeu

  2. Olá! Qual é o comentário sobre o Dr. Moacir ao qual vocÊ se refere, Sheyla?
    Caso se trate do Moacir Rodrigues, sim, ele é psicólogo clínico de orientaçãojunguiana e psicanálitica. Ele atende em Brasília, no shopping Liberty Mall. Mas,infelizmente, não estou autorizada a passar o contato dele. Posso, no entanto, falar com ele sobre vc e ver se ele me autoriza a informa-lhe o telefone dele. Para isso, me diga seu nome completo, cidade onde mora e conte-me pq deseja falar com ele. Desculpe-me se pareço excessivamente cautelosa, mas o professor Moacir merece que eu seja criteriosa… ele tem pouco tempo… espero q vc me entenda.
    Um abraço,
    Carmel

  3. Sem problemas e antecipo meus agradeçimentos Carmel…
    Gostaria do contato dele pois procuro um BOM psicologo junguiano para meu irmão que tem tendencias suicidas.

    Meu nome Sheyla Kelly Marques de Abreu, moro em Brasília e por isso me interressei muito no Dr. Moacir, já que não é nada facil encontrar junguianos em Brasília e principalmente BONS profissionais…

    Qualquer informação a mais que precise me mande um e-mail:
    sheylakma@gmail.com

    Muitissimo grata

  4. Carmelita,

    Estou procurando por um bom psicoterapeuta.
    Gostaria de fazer contato com o Prof. Moacir.
    Por favor, passe meu e-mail e telefone a ele.
    (61)3033-6789

    Obrigado.

  5. Olá, Roberto! Peço desculpas pela demora em responder-lhe: fiquei sem internet esta semana.

    Bom, estarei com o professor Moacir na próxima quarta-feira, dia 14.05.08, e passarei seu telefone a ele.
    Um abraço,
    Carmelita

Deixe um comentário

