OAB/DF constata precariedade dos atendimentos no Hospital São Vicente de Paula

A rede de saúde mental do Distrito Federal não tem estrutura para atender a demanda. O único hospital da rede pública do DF destinado a portadores de distúrbios mentais, o São Vicente de Paula, antigo HPAP, só tem vaga para consulta em 2008. Além disso, faltam infra-estrutura, recursos humanos e material hospitalar de qualidade. A constatação dessa triste realidade, já conhecida por profissionais de saúde mental, chocou integrantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF foram inspecionar o São Vicente de Paula ontem (20.08). O propósito da visita era justamente verificar as condições oferecidas às pessoas que sofrem de algum tipo de transtorno psíquico.A inspeção da OAB/DF durou cerca de duas horas. Agora, será elaborado um relatório sobre a situação do hospital e o documento vai ser encaminhado ao governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, ao Secretário de Saúde, José Geraldo Maciel, e ao Ministério Público do DF.

“A falta de marcação de consulta significa falta de atendimento médico”, diz o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF, Jomar Alves Moreno. “O cidadão não pode chegar aqui e receber a informação de que só será atendido no ano que vem”, completa. Segundo o diretor do hospital, Ricardo Lins, 15 mil pessoas por ano ficam sem receber atendimento no ambulatório. Sendo que quatro mil são atendidas todos os meses. “Falta estruturar a rede de saúde mental”, reconhece Lins.

A precariedade da atenção à saude mental no DF já é de conhecimento da Secretaria de Saúde do GDF há tempos. Mesmo assim, nunca decidiram levar a sério o problema. Gostaria muito de acreditar que algo será melhorado no governo de José Roberto Arruda, mas …

Especificamente na área de Psicologia, faltam profissionais nas escolas, no Adolescentro, no hospitais regionais, nas unidades de atendimento a menores em situação de risco social, como o Cear, de Taguatinga, e o Caje. Enfim, mais fácil é perguntar onde NÃO faltam psicólogos e a resposta será mais curta e óbvia.

Anúncios

2 comentários sobre “OAB/DF constata precariedade dos atendimentos no Hospital São Vicente de Paula

  1. Vai ser sempre a mesma história, sai governo entra governo e as promessas continuam, enquanto não houver vontade política de realmente implantar a reforma psiquiátrica integralmente, infelizmente quem vai pagar um preço muito são os usuários da saúde mental. O doente mental precisa e deve ser tratado como cidadão e não como uma moeda de alto valor econômico,talvez seja, esse o motivo para tantos profissionais da área não se interessarem pelas mudanças. Portanto, “quantos mais loucos produzimos, mais dinheiro ganhamos e mais hospícios criamos.

  2. Vai ser sempre a mesma história, sai governo entra governo e as promessas continuam, enquanto não houver vontade política de realmente implantar a reforma psiquiátrica integralmente, infelizmente quem vai pagar um preço muito são os usuários da saúde mental. O doente mental precisa e deve ser tratado como cidadão e não como uma moeda de alto valor econômico,talvez seja, esse o motivo para tantos profissionais da área não se interessarem pelas mudanças. Portanto, “quantos mais loucos produzimos, mais dinheiro ganhamos e mais hospícios criamos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s